Subidas épicas
Subida com um declive médio não muito elevado, mas muito extensa, o que lhe confere a classificação de 1ª categoria. O seu traçado une dois pontos emblemáticos que são a Ponte Pedrinha (ponte sobre o Rio Paiva, em plena N2) e as Portas do Montemuro, junto à fronteira que separa os concelhos de Castro Daire e Cinfães.
A passagem na vila de Castro Daire e as magníficas paisagens proporcionadas pela elevada altitude do percurso final desta subida são as principais marcas desta Subida Épica.
Montemuro Vertical Run
Castro Daire recebeu a 19 de junho de 2022 a 2º edição do Montemuro Vertical Run. Competição que juntou cerca de 400 atletas de 12 nacionalidades diferentes.
Integrado no Valsir Mountain Running World Cup 2022 – Gold Label, 18ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha e no “(PER) CORRER CASTRO DAIRE” 2022, este foi um percurso competitivo de 10,2kms com 1090m de desnível positivo, com partida em Parada de Ester (Castro Daire) e meta nas Fragas do Inferno, em subida quase constante desde as proximidades do rio Paiva até à cumeada da serra do Montemuro.