Município de Castro Daire

VII Semana Florestal de Castro Daire

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

A Câmara Municipal de Castro Daire vai promover de 19 a 23 de março de 2012 a VII Semana Florestal de Castro Daire, onde se vão realizar varias ações, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa da floresta e destacar o seu interesse económico para a região.

No dia 19 de março terá lugar a abertura da Semana Florestal no auditório do centro municipal de cultura com a inauguração da exposição “A Floresta em Cartaz” com trabalhos realizados pelos alunos do pré escolar do agrupamento de escolas de Castro Daire e com uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios com visita a trabalhos realizados no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

No dia 20 de março realizar-se-á o espetáculo músico-teatral “O Tobias e a Proteção Civil”, dirigido aos alunos das Escolas Primárias, onde se vai realizar uma sensibilização das crianças para a forma de agir corretamente perante uma situação de emergência provocada por riscos naturais, tendo em conta três linhas de orientação: Prevenir, Planear e Socorrer.

No dia 21 de março realizar-se-á o percurso pedestre “Trilho do Varosa”, localizado em Almofala, onde se vão realizar atividades relacionadas com a floresta, com os alunos da EB2,3 de Castro Daire.

No dia 22 de março terá lugar a plantação de espécies autóctones e aromáticas na Escola Secundária de Castro Daire, com a participação dos alunos daquela escola.

No dia 23 de março será o encerramento da Semana Florestal de Castro Daire com o VII Seminário “Floresta Sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”. Neste Seminário vão ser abordados temas relacionados a defesa da floresta e a apicultura.

A realização de todas estas ações tem como objetivo obter por um lado a sensibilização de todos os participantes para a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade coletiva na sua proteção e valorização, através de um melhor conhecimento do que é a floresta. Por outro obter também a sensibilização dos jovens para as mais correctas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e sua preservação. Apostando desta forma numa faixa etária que está em formação e por isso mais “vulnerável” à aprendizagem, esta iniciativa remeterá um conjunto de práticas que, com certeza, serão interiorizadas por todos.

 

Flyer Capa » Flyer Verso »

Flyer Capa » Flyer Verso »