Município de Castro Daire


Noticias

PROGRAMA DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS – INSCRIÇÕES ABERTAS

PROGRAMA DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS – INSCRIÇÕES ABERTAS

O Município de Castro Daire vai promover, nas férias de verão, o Programa de Atividades Socioeducativas, destinado às crianças que frequentam os vários estabelecimentos de ensino. Este programa funcionará para o 1º CEB, de 26 de junho até 8 de setembro, na EB 1 de Castro Daire e para o pré-escolar, de 3 de julho até 8 de setembro, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia. Funcionará ainda, à semelhança do ano anterior, no Jardim de Infância de Mões, para as crianças do pré-escolar e 1º CEB, de 3 de julho até 8 de setembro.

Para tal, devem os interessados dirigir-se ao Balcão de Atendimento da Câmara Municipal, para efetuar a inscrição, entre os dias 13 e 19 de junho.


Sessão de Esclarecimento sobre a Vespa da Galha do Castanheiro

Sessão de Esclarecimento sobre a Vespa da Galha do Castanheiro
Sessão de Esclarecimento da Vespa das Galhas do Castanheiro
dia 26 de junho- 10h00
Auditório Municipal - Palacete das Carrancas
Participe!

A Urtiga e as suas Propriedades Mágicas

A Urtiga e as suas Propriedades Mágicas

 

 

Workshop da URTIGA

O Município de Castro Daire vai realizar o Workshop da Urtiga, no dia 10 de junho no Centro de Interpretação e Informação do Montemuro e Paiva, pelas 9h15. Esta iniciativa tem como tema “A Urtiga e suas Propriedades Mágicas”, ação gratuita destinada ao público em geral sujeita a inscrição.

Estará presente a Confraria da Urtiga, de Fornos de Algodres, que apresentará o seu trabalho nesta área e também alguns produtos que incluem na sua confeção esta planta “mágica”, originária da Europa e da Ásia, sendo as suas fibras utilizadas, desde a idade do bronze (4000 – 3000 a.c.), para fabrico de vestuário e papel, prolongando-se a sua utilização até ao séc. XX.

A urtiga comum, tem como nome científico urtica dioica. É uma planta vivaz e rústica, e o seu cultivo é feito preferencialmente em terrenos húmidos, frescos, não muito expostos ao sol, sobrevivendo a temperaturas de 45º negativos. As suas extremidades novas e tenras devem utilizar-se em abril, a planta inteira de maio a setembro e a raiz de agosto a setembro.

A urtiga é riquíssima em vitaminas, sobretudo as do grupo B, mas também vitaminas C e K, betacaroteno, minerais como o magnésio e o ferro, oligo-elementos, aminoácidos e proteínas, cálcio, sais e fosfatos.

Neste dia haverá oportunidade de se realizar um pequeno percurso pela Serra do Montemuro de forma a conhecermos melhor esta planta “mágica”, que também é utilizada como tinto pelas Capuchinhas para tingir a lã.

Sendo a urtiga também utilizada para chás, realizar-se-á uma visita à ERVITAL – Produção e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais em modo de produção biológico, sedeada no Mezio.

XIV JOGOS DESPORTIVOS – CERIMÓNIA DE ABERTURA E GALA DE DANÇA

XIV JOGOS DESPORTIVOS – CERIMÓNIA DE ABERTURA E GALA DE DANÇA

O PASSADO SÁBADO FICOU MARCADO PELO “ARRANQUE” DA 14ª EDIÇÃO DOS JOGOS DESPORTIVOS...

 

No passado Sábado, dia 20 de Maio, o histórico Bairro do Castelo foi palco da Abertura oficial daquela que é a maior manifestação do Associativismo do Concelho de Castro Daire, os Jogos Desportivos.

Honrando e comprovando os seus pregaminhos, a 15ª edição fica marcada pela adesão em massa das Associações do Concelho, batendo todos os recordes de participação com a inscrição de 51 Associações e 1298 atletas.

Os elevados ìndices de participação ficaram demonstrados na Cerimónia de Abertura, que contou com a representação de 90% das Associações inscritas que desfilaram perante o muito público presente.

A Cerimónia contou com a colaboração da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire e com o Grupo de Ginástica do Crasto que abrilhantaram o espetáculo.

Após saudar todas as associações e seus representantes, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Sr. Fernando Carneiro, declarou abertos os XIV Jogos Desportivos, dando-se início à primeira competição, a Dança.

Para além da competitividade a que esta modalidade já nos habituou, a Dança revela-se cada vez mais como um meio de confraternização e enquadramento dos nossos jovens na sociedade. Estiveram presentes 9 grupos distribuídos por três escalões (Crianças, Jovens e Adultos), que tinham a difícil tarefa de convencer o Júri composto pelo Professor Fernado Basto, Professora Margarida Matos e Professora Lúcia Ferreira (Tucha) a atribuir-lhes a melhor classificação possível.

A escolha não foi fácil dado o nível e o equilíbrio demonstrado por todos os participantes, mas acabou por ser a ACRED (Crianças e Adultos) e a ACDR Lamelas (Jovens) a alcançarem os lugares mais altos do pódio.

Um agradecimento especial também para a Cátia Cardoso que mais uma vez apresentou com mestria este evento.

XIV JOGOS DESPORTIVOS - JOGO DA MALHA – ELIMINATÓRIAS

Na ressaca da Cerimónia de Abertura e Gala de Dança, realizou-se no passado Domingo a Fase Eliminatória do Jogo da Malha, em simultâneo na Relva, em Savariz, Termas do Carvalhal e Vila Boa. A adesão e espírito de fair play apanágio desta modalidade foram presença sentida em qualquer uma das eliminatórias. Com uma taxa de participação situada nos 75%, perto de 80 equipas fizeram da tarde de Domingo mais uma festa dos Jogos Desportivos.

Resultados em:

https://www.cm-castrodaire.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=444&Itemid=286

Pág. 17 de 113