Município de Castro Daire


Noticias

Programa de Atividades Socioeducativas – férias de verão 2021


Inscrições abertas

O Município de Castro Daire vai promover, nas férias de verão, o Programa de Atividades Socioeducativas, destinado às crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar e 1º CEB do Município.

Os interessados devem efetuar a inscrição, entre os dias 21 de junho e 2 de julho, no Balcão de Atendimento da Câmara Municipal.

Para mais informações, consulte o aviso ou contacte o Serviço de Educação, através do n.º 232382214.




Inscrições Abertas

O Município de Castro Daire vai promover, nas férias de verão, o Programa de Atividades Socioeducativas, destinado às crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar e 1º CEB do Município.

Os interessados devem efetuar a inscrição, entre os dias 21 de junho e 2 de julho, no Balcão de Atendimento da Câmara Municipal.

Para mais informações, consulte o aviso ou contacte o Serviço de Educação, através do n.º 232382214.


300 MIL EUROS APROVADOS PARA VALORIZAR A TRANSUMÂNCIA

300 MIL EUROS APROVADOS PARA VALORIZAR A TRANSUMÂNCIA


O pastoreio sempre fez parte da cultura e da identidade das populações dos concelhos de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia. Por tempos imemoriais, os rebanhos percorriam trilhos e caminhos nas suas deslocações para as terras altas da Estrela e de Montemuro. A tradição e a cultura associada à transumância deu origem à REDE CULTURAL “TERRAS DE TRANSUMÂNCIA” que agora, irá investir 300 mil euros num programa cultural identitário.

Preservar a identidade, a autenticidade e o património imaterial associado à transumância esteve na origem da parceria entre os municípios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia. Os quatro municípios vão executar durante 18 meses os 300 mil euros de investimento aprovado no âmbito da candidatura efetuada ao aviso do CENTRO2020 para a Programação Cultural em Rede, que visa o investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património cultural.

A Rede Cultural “Terras de Transumância” pretende dar ênfase à transumância, ao território e ao património cultural através do desenvolvimento e promoção de um programa cultural diferenciador, respeitando os valores identitários dos quatro territórios.

Os investimentos a promover no âmbito da rede procuram recuperar e valorizar os elementos patrimoniais relacionados com a transumância. Salvaguardar as tradições pastoris que permanecem na identidade cultural dos concelhos, desenvolver a criação de novos produtos e experiências turístico/culturais e preservar a identidade e a memória associada à transumância são os principais objetivos do projeto.

A execução do programa de valorização está subdividida em três eixos principais: a execução de uma agenda de atividades artísticas/culturais em cada um dos municípios; a valorização do património cultural associado à transumância, afirmando os territórios como destinos turístico/culturais de excelência; a realização de um documentário, um plano de comunicação e a conceção de uma coprodução artística, focada na transumância, que irá percorrer os quatro territórios durante os 18 meses de execução do programa.

Para os municípios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia a possibilidade de articulação de esforços na valorização cultural da transumância é a continuidade do trabalho previamente realizado por cada uma das autarquias. A conceção da Rede Cultural “Terras de Transumância” assume-se agora como um polo aglutinador de vontades, estabelecendo um plano de ação que posiciona os concelhos, implementa novos produtos culturais e salvaguarda e valoriza a identidade e a autenticidade dos territórios de montanha.

A Rede Cultural “Terras de Transumância” foi aprovada no âmbito do Aviso n.º CENTRO-14-2020-12 e concretiza-se através da parceria entre o Município de Castro Daire, o Município de Gouveia, o Município de Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.

Estamos Juntos!


Reabertura da feira bimensal - dia 8 de março

Reabertura da feira bimensal - dia 8 de março


Face ao abrandamento da evolução da pandemia COVID-19, o Município de Castro Daire informa que, no próximo dia 8 de março de 2021, (segunda-feira), a feira bimensal de Castro Daire será reaberta exclusivamente para venda de produtos hortícolas/agrícolas e de plantação.

O horário de funcionamento ao público da feira será das 07h30 às 12h00.

Apelamos à população e aos feirantes para o cumprimento das todas as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS), nomeadamente, o DISTANCIAMENTO SOCIAL, USO DE MÁSCARA E DESINFEÇÃO DE MÃOS.

Proteja-se, a si e aos outros!

Estamos Juntos!

RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA - NOVAS MEDIDAS PARA CONTROLAR A PANDEMIA

RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA - NOVAS MEDIDAS PARA CONTROLAR A PANDEMIA


O Governo decretou no dia 28 de janeiro de 2021, novas medidas para controlo da pandemia, nomeadamente:

- Reforço do Serviço Nacional de Saúde;

- Atividades letivas não presenciais;

- Limitação de deslocações para fora do território continental;

- Controlo de pessoas nas fronteiras terrestres.


Saiba mais informações em www.covid19estamoson.gov.pt


Cumpra o distanciamento social.

Mantenha a etiqueta respiratória.

Lave as mãos com frequência.

Use Máscara.


Proteja-se a si e aos outros!

Estamos Juntos!

RENOVAÇÃO ESTADO DE EMERGÊNCIA | 2 DE MARÇO

RENOVAÇÃO ESTADO DE EMERGÊNCIA | 2 DE MARÇO


O Governo aprovou as medidas que regulamentam o novo decreto do Estado de Emergência do Presidente da República, que estará em vigor  entre as 00:00h do dia 02 de março de 2021 e as 23:59h do dia 16 de março de 2021.

O Conselho de Ministros decidiu manter em vigor as medidas do anterior Estado de Emergência, aplicáveis a todo o território continental.

O estado epidemiológico do país tem vindo a melhorar nos últimos dias, mas a situação ainda é preocupante: este não é o tempo do desconfinamento.

Saiba mais informações em www.covid19estamoson.gov.pt


Cumpra o distanciamento social.

Mantenha a etiqueta respiratória.

Lave as mãos com frequência.

Use Máscara.


Proteja-se a si e aos outros!

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