Município de Castro Daire


Noticias

BIBLIOTECA MUNICIPAL CELEBRA O 20º ANIVERSÁRIO

BIBLIOTECA MUNICIPAL CELEBRA O 20º ANIVERSÁRIO

A Biblioteca Municipal de Castro Daire comemora no próximo dia 2 de Setembro, 20 anos da sua existência. Inaugurada a 2 de setembro de 2001 é hoje um marco cultural importante dentro e fora da nossa comunidade.

Para assinalar esta data, o Município promoverá um conjunto de iniciativas abertas a toda à população e para as quais estão todos convidados.

Com exposições, espetáculos, concertos tudo se reunirá para celebrar a cultura, estando a nossa biblioteca, enquanto espaço de excelência de conhecimento e informação, sempre aberta a todos.

Consulte o Programa e participe!

Estamos Juntos!

Programa Estímulo Inovação Empresarial 2021

Programa Estímulo Inovação Empresarial 2021



O Município de Castro Daire aprovou a II edição do Programa Estímulo Inovação Empresarial para as empresas do Concelho. Este Programa vai ser desenvolvido em parceria com a Associação Empresarial de Castro Daire e Beiras.

A Câmara Municipal lança, pelo segundo ano consecutivo, o desafio aos empresários de Castro Daire para serem empreendedores, para serem dinâmicos, para procurarem inovar na sua área de negócio, seja através da aquisição/criação de novos produtos ou através de novos processos de fabrico/venda/prestação dos seus serviços, procurando, desta maneira, fazer crescer individualmente cada empresa e consequentemente, fazer crescer toda a economia local.

Este Programa tem como objetivo apoiar os empresários/empreendedores locais para
práticas empreendedoras e de inovação, promovendo o espírito de iniciativa, o dinamismo da atividade empresarial e económico do concelho de Castro Daire.

Os beneficiários dos apoios previstos no presente Regulamento são as microempresas e PME’s, sediadas ou localizadas no concelho de Castro Daire, de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, legalmente constituídas, que se proponham desenvolver projetos de investimento que contribuam para a inovação e diferenciação produtiva e/ou dos serviços prestados.

O Programa Estímulo Inovação Empresarial contempla um montante global de 7.500,00€, a ser distribuído de acordo com a avaliação das candidaturas, sendo que
a taxa máxima de incentivo a atribuir é de 75% das despesas elegíveis, com o limite máximo de 2.500,00€ por candidatura.

Consulte o Regulamento em:

Normas de Participação »

Formulário »


Estamos Juntos!


PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

PERIGO DE INCÊNDIO RURAL


⚠️❗️ AVISO À POPULAÇÃO PERIGO DE INCÊNDIO RURAL - MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para as próximas 48 horas, prevê-se tempo quente e seco, com condições favoráveis ao incremento do risco de incêndio rural, destacando-se os seguintes aspetos:

- Humidade relativa do ar com valores baixos, em especial no interior Norte e Centro e na região Sul, sem recuperação noturna;

- Vento a predominar do quadrante leste nas terras altas, sendo moderado a forte até final da manhã e a partir do final da tarde.

- Aumento gradual do risco de incêndio em especial no Norte e Centro, até dia 17 de julho.



Informação meteorológica mais detalhada em: www.ipma.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

O Município de Castro Daire recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é:

- PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

- PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA/AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

- PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

- PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

- PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

- PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

- PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

- OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.



Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

Colabore! A Proteção começa em si!

Estamos Juntos!

TEMPERATURAS ELEVADAS

TEMPERATURAS ELEVADAS


⚠❗TEMPERATURAS ELEVADAS - PROTEJA-SE!



Face ao aumento da temperatura, acima do normal para os próximos dias, proteja-se, beba água, mantenha-se em lugares frescos e siga os conselhos da Direção-Geral da Saúde.

Para mais informações consulte as recomendações da DGS:

https://www.dgs.pt/.../recomendacoes-a-populacao-calor.aspx

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt.



Colabore! A Proteção começa em si!



Estamos Juntos!

Pág. 5 de 113