Município de Castro Daire


Noticias

Projeto +igual Viseu Dão Lafões

Projeto +igual Viseu Dão Lafões



+ igual Viseu Dão Lafões é um projeto que tem como entidade promotora a CIM Viseu Dão Lafões, desenvolvido em parceria com os 14 Municípios associados, e que surge no âmbito da Tipologia 1.06 – Apoio técnico à elaboração e monitorização da execução e avaliação dos planos para a igualdade, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e sendo a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) o Organismo Intermédio da operação.

 Este projeto responde aos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018‐2030 – “Portugal + Igual” (ENIND), e aos respetivos Planos de Ação – Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens (PAIMH), Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica (PAVMVD) e Plano de Ação para o Combate à Discriminação em razão da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género, e Características Sexuais (PAOIEC).

+ igual Viseu Dão Lafões visa dar apoio a ações relativas ao desenvolvimento de diagnósticos, à elaboração, implementação e divulgação de planos para a igualdade, definindo uma estratégia de territorialização das políticas de igualdade e não discriminação da ENIND. O projeto integra elevados fatores de inovação uma vez que apresenta um modelo de governação participativo e uma lógica de intervenção estruturada, assegurando a interligação entre parceiros e atividades, assumindo a territorialização como prioridade; visa ainda adequar as políticas públicas às características e necessidades territoriais da Região Dão Lafões.

Todas as atividades a desenvolver irão promover 3 linhas transversais:


  • Territorialização - As ações propostas devem, indo ao encontro de políticas públicas, priorizar as características e necessidades territoriais do país, reforçar e potenciar o trabalho de atores locais e em rede, atendendo à proximidade à população e ao leque de novas competências decorrentes do processo de descentralização;
  • Promoção de parcerias - As ações propostas devem respeitar a lógica de corresponsabilização, partilha de práticas e de conhecimento, otimização de meios e redes, privilegiando o desenvolvimento de parcerias estratégicas e a sustentabilidade dos projetos;
  • Intersecionalidade - A perspetiva da intersecionalidade revela que a discriminação resulta da interseção de múltiplos fatores, pelo que as ações a propor devem ter em consideração as desvantagens que ocorrem no cruzamento do sexo com outros fatores de discriminação, entre os quais, a idade, a origem racial e étnica, a deficiência, a nacionalidade, a orientação sexual, a identidade e expressão de género, e as características sexuais.


Newsletter da Juventude

Newsletter da Juventude




O Município de Castro Daire tem vindo a reforçar o trabalho desenvolvido na área da juventude. Para tal, muito tem contribuido a estratégia de auscultação e envolvimento dos nossos jovens, que se têm revelado cada vez mais participativos nos vários programas e iniciativas, contribuindo, sem dúvida, para a sua capacitação presente e futura.

Neste sentido, espelhando o trabalho desenvolvido nesta área ao longo de 2021, é agora publicada a I Newsletter da Juventude, realçando o potencial da juventude castrense.


Aproveitamos para desejar a todos e, especialmente aos jovens castrenses, um excelente 2022.


Newsletter da Juventude Download!


Estamos Juntos!




Campanha Descontos de Natal 2021

Campanha Descontos de Natal 2021



10% de desconto para compras no comércio local

Campanha (Des)Contos de Natal 2021|Castro Daire


O Município de Castro Daire, em parceria com a Associação Empresarial de Castro Daire e Beiras, vai levar a cabo a 2.ª edição da campanha denominada “(Des)Contos de Natal” ao comprar no Comércio Local.

Esta campanha prevê a atribuição de vales de desconto de 10% em todas as compras efetuadas no comércio local do Concelho entre o dia 1 e o dia 25 de dezembro. Todos os consumidores, depois de efetuarem as suas compras, devem trocar as suas faturas, para poderem obter um vale com o valor de 10% sobre o montante total da fatura, com o limite máximo de vale de 25€.



Balcões de Atendimento:

• Gabinete AJE – Associativismo, Juventude e Empreendedorismo, junto do Edifício da Câmara Municipal;

• Museu Municipal;

• Piscinas Municipais.

Neste seguimento, os consumidores deverão apresentar estes vales nas lojas aderentes para serem descontados, o que poderão fazê-lo entre os dias 02 de dezembro e 30 de janeiro de 2022. Os estabelecimentos aderentes aceitarão estes vales de descontos, os quais serão, posteriormente, ressarcidos dos respetivos valores.

A opção política de apostar neste programa está assente na vital importância que este setor representa na dinâmica económica, social e cultural do concelho.

O Município de Castro Daire e a Associação Empresarial de Castro Daire e Beiras estão convictos que esta medida se traduzirá num importante apoio, tendo como objetivo o incentivo à procura do comércio tradicional/local, nomeadamente na fase do Natal, época tradicionalmente forte neste setor.


Consulte as Normas de Participação:

Regulamento »

Faça a sua inscrição através:

Inscrição »


Compre no comércio local!

Estamos Juntos!

APP Castro Daire + PRÓximo

APP Castro Daire + PRÓximo


A APP Castro Daire + PRÓximo é a nova aplicação móvel disponibilizada pelo Município de Castro Daire e que surge necessidade urgente de criar laços de proximidade entre as entidades locais e os seus cidadãos.
A nova aplicação é bastante acessível, interativa permitindo a partilha de informação variada: alertas de meteorologia, notícias locais, eventos culturais, turismo, farmácias de serviço e muito mais.
A vantagem desta nova aplicação reside no facto de ser um excelente canal de comunicação entre o Município e os cidadãos e turistas. Através de uma nova funcionalidade, ocorre a oportunidade de colaborar ativamente na melhoria do Município, participando ocorrências.
Afigura-se como o melhor dos anfitriões para quem quer conhecer as potencialidades do nosso concelho e permitir uma interação com os serviços municipais.
O download desta app encontra-se disponível nas plataformas Google Play e APP Store.
Descarregue a aplicação!
Estamos Juntos!



Pág. 4 de 113