Município de Castro Daire


Noticias

PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

PERIGO DE INCÊNDIO RURAL


⚠️❗️ AVISO À POPULAÇÃO PERIGO DE INCÊNDIO RURAL - MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para as próximas 48 horas, prevê-se tempo quente e seco, com condições favoráveis ao incremento do risco de incêndio rural, destacando-se os seguintes aspetos:

- Humidade relativa do ar com valores baixos, em especial no interior Norte e Centro e na região Sul, sem recuperação noturna;

- Vento a predominar do quadrante leste nas terras altas, sendo moderado a forte até final da manhã e a partir do final da tarde.

- Aumento gradual do risco de incêndio em especial no Norte e Centro, até dia 17 de julho.



Informação meteorológica mais detalhada em: www.ipma.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

O Município de Castro Daire recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é:

- PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

- PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA/AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

- PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

- PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

- PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

- PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

- PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

- OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.



Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

Colabore! A Proteção começa em si!

Estamos Juntos!

TEMPERATURAS ELEVADAS

TEMPERATURAS ELEVADAS


⚠❗TEMPERATURAS ELEVADAS - PROTEJA-SE!



Face ao aumento da temperatura, acima do normal para os próximos dias, proteja-se, beba água, mantenha-se em lugares frescos e siga os conselhos da Direção-Geral da Saúde.

Para mais informações consulte as recomendações da DGS:

https://www.dgs.pt/.../recomendacoes-a-populacao-calor.aspx

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt.



Colabore! A Proteção começa em si!



Estamos Juntos!

PERÍODO CRÍTICO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS EM VIGOR DE 1 DE JULHO A 30 DE SETEMBRO 2021

PERÍODO CRÍTICO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS EM VIGOR DE 1 DE JULHO A 30 DE SETEMBRO 2021


No âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de julho, alterado e republicado pela Lei n.º 76/2017, de 17 de agosto, está em vigor, de 1 julho até ao dia 30 de setembro, o período crítico, pelo que devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.

Continuar...

Programa de Atividades Socioeducativas – férias da Páscoa 2021

Inscrições abertas

O Município de Castro Daire vai promover, nas férias da Páscoa, o Programa de Atividades Sócioeducativas, destinado às crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar e 1º CEB.

Os interessados devem efetuar a inscrição entre os dias 22 e 25 de março. Para o efeito, podem fazer o download do formulário de inscrição, anexar a documentação solicitada e enviar para o e-mail educacao@cm-castrodaire.pt. Podem ainda, usar os serviços online do Município, sendo necessário para tal, efetuar o registo. Na impossibilidade de utilização destes meios, poderão dirigir-se ao serviço de atendimento presencial, no Balcão de Atendimento, mediante marcação prévia.

Para mais informações, contacte o Serviço de Educação, através do n.º 232315870.

Inscreva-se aqui »



Pág. 1 de 108