Sessão Distrital do Parlamento para os Jovens

O Município de Castro Daire acolheu, na 2ª Feira dia 28 de Março, a Sessão Do Distrito de Viseu do Parlamento dos Jovens.

Esta Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens contou com a presença de 41 Escolas que se fizeram representar por 3 Deputados, alunos eleitos pelos seus colegas, sendo que 2 deles eram deputados efectivos e o outro Deputado suplente.

Esta Sessão foi presidida pela Senhora Deputada Helena Rebelo, eleita pelo Circulo Eleitoral de Viseu, tendo os trabalhos sido acompanhados pela Dr. Julieta Sampaio, Consultora da Assembleia da República e autora deste projecto do Parlamento dos Jovens e ainda pela Dra. Maria José Afonso, Coordenadora Nacional do Projecto.

Além da presença da Senhora Deputada Helena Rebelo e das Dras. Maria Jose Afonso e Julieta Sampaio da Assembleia da República, a Mesa de Abertura deste Parlamento Jovem contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, do representante do Governo Civil de Viseu, Dr. Marco Rodrigues, do representante do IPJ, Dr. Joaquim Messias, e dos Representantes da DREC e da DREN, respectivamente o Dr. José Teles e Dr. César Carvalho.

Todos os intervenientes na sessão de Abertura destacaram a importância deste projecto para estes jovens e realçaram que este será um dia que todos os intervenientes irão lembrar ao longo das suas vidas, deixando mensagens de incentivo e de esperança nas suas capacidades para que a geração destes Jovens conduza de forma correcta os destinos do País.

Esta Sessão começou com uma ronda de perguntas à senhora Deputa Helena Rebelo, onde os 123 alunos presentes puderam colocar as suas perguntas a uma deputada em funções sobre o funcionamento do Parlamento Português, bem como dos problemas actuais da política e do próprio País.

No seguimento dos trabalhos os Deputados eleitos das 41 Escolas presentes puderam apresentar o seu projecto de trabalho, cujo tema incidiu sobre a violência escolar, mais propriamente sobre o fenómeno do Bullying.

Depois de apresentadas as propostas de todas as escolas presentes seguiu-se a fase de debate, onde os deputados podem interpolar os seus colegas de outras escolas sobre a especificidade das medidas que estes propunham e sobre as duvidas que cada projecto lhes solicitou.

Na parte da tarde foram votadas as 41 propostas apresentadas e discutidas anteriormente, tendo sido eleita a proposta que reuniu mais consenso entre as apresentadas para ser levada à sessão nacional em representação do Distrito de Viseu. A Proposta mais votada foi a da Escola de Campia, Concelho de Vouzela.

Nesta Sessão foram ainda escolhidos os deputados que irão representar o Distrito de Viseu na Sessão Nacional do Parlamento para dos Jovens, que decorrerá no mês de Maio na Assembleia da República. Foram eleitos os deputados de 5 Escolas para fazerem esta representação.

Para terminar a Sessão, os Deputados votaram, ainda, para escolher o tema proposta para o Parlamento dos Jovens para o próximo ano. O Tema que reuniu mais consenso foi o da Pobreza.

Esta iniciativa que pretende criar nos jovens o gosto pela cidadania e pela participação activa na vida pública, decorreu com grande intervenção e entusiasmo por parte dos Jovens participantes, demonstrando que esta geração possuí intervenientes e valores que permitem ter esperança no futuro do país.

A forma elevada e cívica como decorreram os trabalhos e o volume de propostas proveitosas apresentadas demonstra o sucesso e a importância desta iniciativa, que se espera sirva não só para incentivo aos jovens, mas também como base de trabalho da resolução do problema do Bullying, que aparece cada vez mais constantemente nas nossas escolas.