Município de Castro Daire

Documentário "Mulheres do Montemuro" apresentado em Castro Daire

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Documentário “Mulheres do Montemuro” foi apresentado no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire, no passado Sábado dia 22 de Janeiro.

Este Documentário produzido para a RTP, pelo produtor Francisco Manso, retrata a realidade de algumas mulheres da Concelho de Castro Daire e mais propriamente de algumas das Aldeias da Serra de Montemuro que fazem do trabalho na arte do artesanato o seu meio de subsistência.

Numa região serrana onde o emprego e os meios de subsistências são escassos, esta história conta o caminho percorrido por grupos de mulheres que formando cooperativas de artesãs criaram o seu próprio emprego, trabalhando na arte do artesanato local, nomeadamente na tecelagem, preservando ainda a história e tradição dos seus antepassados.

Este documentário é uma visão sobre a realidade dos dias de hoje, sobre uma região que, apesar da interioridade que sofre e das adversidades que lhe são inerentes, encerra no entanto muitas riquezas, históricas, culturais e turísticas que quando aproveitadas são uma mais valia para os seus habitantes como são provas os casos retratos neste guião.

Além das cooperativas de mulheres artesãs das aldeias de Campo Benfeito, Picão, Relva e Mezio, este documentário lança ainda um olhar ao Grupo de Teatro da Serra de Montemuro que é outro dos exemplos do trabalho desenvolvido nesta comunidade com excelentes resultados e que já é uma marca da Serra de Montemuro e do próprio Concelho.

A Câmara Municipal de Castro Daire, representada nesta apresentação pelo Senhor Presidente, Fernando Carneiro, e restantes membros do Executivo convidou ainda os diversos parceiros deste projecto, RTP, ADRIMAG, IEFP, Turismo do Centro de Portugal, bem como Cooperativas englobadas no projecto, que conjuntamente puderam assistir em primeira-mão a um documentário que irá ser exibido no próximo Domingo dia 30 de Janeiro na RTP2, pelas 21 Horas.