Município de Castro Daire


Rede de Miradouros

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Indíce do artigo
Rede de Miradouros
Miradouro Carreirinhos
Miradouro de Castro Daire
Miradouro da Serra do Cimal
Miradouro de Santa Bárbara
Miradouro de Cetos
Miradouro da Serra do Montemuro
Todas as páginas



Miradouro do Monte de São Lourenço

Localiza-se na Freguesia de Moledo, entre as aldeias de Covelo de Paiva e de Casais do Monte.
Situa-se numa elevação aproximadamente de 920m de altitude, num topo que se estende em forma de crista no sentido sudeste-noroeste, em que as vertentes norte, oeste e sul são bastante declivosas.
Como nas proximidades não existe mais elevações com uma altitude similar à do topo da vertente (altitude no vértice geodésico é de 929m), permite que deste ponto  o ângulo de observação seja possível a 360˚. Este miradouro está inserido numa vasta mancha florestal, bem preservada, destacando-se no meio dela as aldeias alí existentes.
Tendo como ponto de partida a Vila de Castro Daire, para chegar a este miradouro, deve seguir a EN 2  (Estrada Nacional) em direcção a Viseu até ao cruzamento da EM 565 (Estrada Municipal) em direcção à Vila de Mões. Aqui deve continuar a seguir a EM 565 na direcção da aldeia de Casais do Monte (freguesia de Moledo). Deve seguir as placas indicativas do Miradouro. Os últimos 2,5 Km de acesso a este miradouro é feito a partir de um caminho em terra.

FAÇA DOWNLOAD DO MAPA »





Miradouro dos Carreirinhos

Situa-se perto do vértice geodésico “Carreirinhos”  na Freguesia de Pepim, a aproximadamente 720m de altitude. Deste ponto é possível observar apenas para o quadrante oeste, permitindo uma vista privilegiada para toda a vertente sul da Serra do Montemuro.
Para chegar a este Miradouro, partindo da Vila de Castro Daire, deve seguir a EN 2 em direcção a Viseu até ao cruzamento para a aldeia de Ribolhos, aí vira à direita e segue as placas indicativas de acesso ao Miradouro, os últimos 300m são feitos em terra batida.

 

FAÇA DOWNLOAD DO MAPA »





Miradouro de Castro Daire

Localiza-se na estrada que liga a povoação de Ribolhos a Vale de Carvalho, onde se pode visualizar a Vila de Castro Daire, a aproximadamente 520m de altitude. Deste ponto consegue-se ter uma vista para a vila de Castro Daire (quer para a sua zona mais antiga, quer para a sua zona de expansão) e sua área envolvente.
Partindo de Castro Daire deve seguir a EN 2 em direcção a Viseu virando à direita no cruzamento para a  EN 228 (S. Pedro do Sul). No cruzamento da EN 228 com a EM de acesso à povoação de Vale de Carvalho deve virar à direita seguindo depois as placas indicativas do Miradouro.

 

FAÇA DOWNLOAD DO MAPA »




Miradouro da Serra do Cimal

Localiza-se entre as freguesias de Pepim e Reriz,  a uma altitude de 560m, avistando-se a vertente sul da Serra do Montemuro e a encosta onde se desenvolve a vila de Castro Daire e toda a área urbana envolvente.
Partindo de Castro Daire deve seguir a EN 228  em direcção a S. Pedro do Sul até ao cruzamento da aldeia de Alva,  aqui vire à sua direita e siga as placas indicativas de acesso ao Miradouro.  Os últimos 1,6 Km de acesso ao Miradouro são efectuados em caminho de terra batida (estradão florestal).

 

FAÇA DOWNLOAD DO MAPA »





Miradouro de Santa Bárbara

Situa-se a cerca de 970 m de altitude, junto da Capela com o mesmo nome, situado no limite da Freguesia de Almofala.
Este miradouro encontra-se localizado numa área de natureza granítica onde se consegue observar a depressão morfológica do rio Varosa, uma área plana com alguma extensão regularmente afectada por cheias. Este facto, conjuntamente com as características geológicas muito próprias desta área, confere a esta depressão morfológica uma paisagem singular e um enquadramento cénico de grande beleza.
Deste ponto é possível observar para o quadrante este, visualizando o relevo ondulado que caracteriza esta parte do território concelhio, sendo, ainda, possível observar a silhueta do maciço granítico da Serra da Estrela.
Saíndo de Castro Daire segue a EN 225 em direcção a Vila Nova de Paiva até ao cruzamento da EM 530 devendo seguir na direcção de Cujó / Almofala. Chegando à entrada da aldeia de Almofala deve seguir as placas indicativas de acesso ao Miradouro.

FAÇA DOWNLOAD DO MAPA »





Miradouro de Cetos

Localiza-se junto à aldeia de Cetos, numa ligeira elevação situada a norte, onde se encontra uma pequena capela, a uma altitude de 760m. Desta elevação, sobranceira à aldeia, consegue-se observar para o quadrante sul e oeste, destacando-se as vistas para a zona de Reriz, para a Vila de Castro Daire e para a Mata do Bogalhão (Picão).
Para a parte norte pode-se obsevar a vertente sul da Serra do Montemuro.
Saíndo da Vila de Castro Daire deve seguir a EN 2 em direcção a Lamego até ao cruzamento com a EN 321, em direcção a Cinfães, segue sempre em frente até aparecer o cruzamento  com a EM que dá acesso à aldeia de Cetos, que fica à sua esquerda, aí siga as placas indicativas de acesso ao Miradouro.

 

FAÇA DOWNLOAD DO MAPA »





Miradouro da Serra de Montemuro

Situa-se na área da Serra do Montemuro, perto da capela das Portas do Montemuro, na  área mais plana que se encontra junto  à estrada nacional 321.
Este Miradouro está inserido na área pertencente à Rede Natura 2000, no maciço granítico hercínico correspondente à serra. Em termos paisagísticos é possível observar uma vasta área granítica da Serra, bem como um fenómeno designado de metamorfismo por contacto que consiste na passagem da rocha granítica para xisto criando uma auréola metamórfica. 
Esta passagem de um tipo de rocha para outro origina uma relativa mudança na forma de evolução dos relevos, isto devido à natureza diferente da rocha, e logo uma mudança na paisagem, valorizando este local em termos de paisagem observada.
O ponto de miradouro localiza-se a cerca de 1220 m de altitude, sendo este o que se localiza na altitude mais elevada. Assim, apresenta o maior ângulo de visão, sendo possível observar uma vasta área do concelho, a Serra do São Macário e, em dias com condições metereológicas favoráveis, a silhueta do maciço granítico da Serra da Estrela. Contudo, existe nas proximidades outros pontos onde se consegue obter bons ângulos de visão – no sentido noroeste, as elevações um pouco mais afastadas da capela das Portas de Montemuro e o vértice geodésico do Montemuro.
Ambos os locais com altitudes que ultrapassam os 1300m.
Saíndo da Vila de Castro Daire deve seguir a EN 2 em direcção a Lamego até ao cruzamento com a EN 321 em direcção a Cinfães.
O Miradouro encontra-se no cimo da Serra de Montemuro do lado esquerdo da EN 321, em frente à Capela aí existente.

FAÇA DOWNLOAD DO MAPA »