Município de Castro Daire


Rede de Miradouros - Miradouro da Serra do Montemuro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Indíce do artigo
Rede de Miradouros
Miradouro Carreirinhos
Miradouro de Castro Daire
Miradouro da Serra do Cimal
Miradouro de Santa Bárbara
Miradouro de Cetos
Miradouro da Serra do Montemuro
Todas as páginas




Miradouro da Serra de Montemuro

Situa-se na área da Serra do Montemuro, perto da capela das Portas do Montemuro, na  área mais plana que se encontra junto  à estrada nacional 321.
Este Miradouro está inserido na área pertencente à Rede Natura 2000, no maciço granítico hercínico correspondente à serra. Em termos paisagísticos é possível observar uma vasta área granítica da Serra, bem como um fenómeno designado de metamorfismo por contacto que consiste na passagem da rocha granítica para xisto criando uma auréola metamórfica. 
Esta passagem de um tipo de rocha para outro origina uma relativa mudança na forma de evolução dos relevos, isto devido à natureza diferente da rocha, e logo uma mudança na paisagem, valorizando este local em termos de paisagem observada.
O ponto de miradouro localiza-se a cerca de 1220 m de altitude, sendo este o que se localiza na altitude mais elevada. Assim, apresenta o maior ângulo de visão, sendo possível observar uma vasta área do concelho, a Serra do São Macário e, em dias com condições metereológicas favoráveis, a silhueta do maciço granítico da Serra da Estrela. Contudo, existe nas proximidades outros pontos onde se consegue obter bons ângulos de visão – no sentido noroeste, as elevações um pouco mais afastadas da capela das Portas de Montemuro e o vértice geodésico do Montemuro.
Ambos os locais com altitudes que ultrapassam os 1300m.
Saíndo da Vila de Castro Daire deve seguir a EN 2 em direcção a Lamego até ao cruzamento com a EN 321 em direcção a Cinfães.
O Miradouro encontra-se no cimo da Serra de Montemuro do lado esquerdo da EN 321, em frente à Capela aí existente.

FAÇA DOWNLOAD DO MAPA »