Roteiros

Conhecer Montemuro
Conhecer o Rio Paiva
Todas as páginas

O Concelho de Castro Daire apresenta uma grande extensão física e consequentemente um povoamento distribuído por várias freguesias. A cultura tradicional deste povo torna-se singular e com uma grande riqueza. No entanto, nesta vasta área de Castro Daire existiam monumentos arquitectónicos medievais que desapareceram sem deixar rasto, talvez, por acção do tempo ou capricho inovador dos homens.

Felizmente, exceptua-se, a majestosa igreja de Ermida datada do século XII, dantes Mosteiro de Santa Maria de Riba Paiva, e ainda um vestígio quase extinto como o portal de arco quebrado do século XV-XVI pertencente à igreja Paroquial de Gafanhão.

Em traços gerais, no que concerne ao património existente pode afirmar-se que é resultante do início da 2ª metade do século XVII prosseguido praticamente de uma forma ininterrupta até inícios do século XIX. Este roteiro pretende ser um guia de informações sobre pontos de interesse turístico do concelho, porventura incompleto. Torna-se no entanto um convite para as visitas!