Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)

O Município de Castro Daire faculta desde o dia 03 de abril de 2023 o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS). Este serviço assegura o atendimento e o acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social, incluindo beneficiários/as do RSI.

A coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) por parte do Município decorre no âmbito da transferência de competências para as autarquias, no domínio da Ação Social.

Objetivos do SAAS:

- Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais, cada situação, em articulação com os competentes serviços e organismos da administração pública;

- Apoiar em situações de vulnerabilidade social;

- Prevenir situações de pobreza e de exclusão social;

- Contribuir para a aquisição e/ou consolidação das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia, reforçando as redes de suporte familiar e social;

- Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;

- Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

O atendimento e acompanhamento social é executado por uma equipa multidisciplinar e efetua-se nas instalações da Câmara Municipal de Castro Daire, no gabinete de Ação Social, de segunda a sexta feira das 09:00 às 17:00 horas, através de marcação prévia.

Para fazer a marcação do serviço, ou esclarecimentos de qualquer dúvida sobre o mesmo, poderão os interessados, fazê-lo através do número telefónico 232382214 ou do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .