Projeto “Viver o Paiva”

A equipa do Projeto " Viver o Paiva", do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, apresenta o trabalho que foi realizado sobre o património natural de várias zonas por onde passam o nosso Paiva e seus afluentes. Descobrimos verdadeiros tesouros da Natureza que tornam o concelho de Castro Daire um lugar privilegiado. Por isso, entendemos que todo o material recolhido deve ser partilhado, por várias razões. Em primeiro lugar, porque ficamos a conhecer lugares de valor patrimonial natural de rara beleza; em segundo lugar, porque este trabalho poderá servir de ponto de partida para outros trabalhos; por fim, porque pretendemos também que o projeto seja um projeto de todos, em que todos possam colaborar de diversas formas.

Tendo em conta estas razões, lançamos o desafio para que colaborem no projeto. Podem fazê-lo de diversas maneiras formas, como, por exemplo, com:

1) Identificação de outros pontos de interesse

2) Identificação de outras situações anómalas

3) Identificação de outras intervenções humanas no rio.

4) Sugestões de melhoria

A  colaboração será fundamental para melhorar o projeto e também será uma forma de se sentirem parte de um trabalho que pretende dar a conhecer o concelho e divulgar, junto de todos, os seus pontos de interesse.

Antecipamos também e desde já que, na sequência deste projeto, a equipa já se encontra a desenvolver vários roteiros pedagógicos inseridos no âmbito do "Descobrir e aprender em Viseu-Dão Lafões", a saber: "À descoberta da Pedra dos Pratos"; "À descoberta da Mata do Bugalhão"; "À descoberta do Poço de Molgos".

Dada a riqueza do Património Natural do concelho de Castro Daire e o contagiante entusiasmo pela descoberta do mesmo, conseguimos já a colaboração dos cientistas:

Tiago Monteiro Henriques (Professor Doutor do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Isabel Paula Brás (Professora Adjunta do Departamento do Ambiente da Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Viseu), Pedro Baila Antunes (Professor do Departamento do Ambiente da Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Viseu), Pedro Miguel da Costa Ribeiro (Professor de Biologia da Escola Secundária Viriato) que a nós se associaram para que o projeto possa ser ampliado no que à fauna e à flora diz respeito.

Em nome da equipa, agradecemos antecipadamente toda a atenção e colaboração prestadas.

CONSULTAR PROJETO >