Castro Daire com novo Oleão

Divisão de Obras Municipais e Ambiente da Câmara Municipal de Castro Daire promove a valorização dos óleos alimentares usados do concelho.

A Câmara Municipal de Castro Daire iniciou o seu plano de valorização de óleos alimentares usados, com a realização de um protocolo de prestação de serviços de fornecimento de oleões, recolha selectiva e encaminhamento.

Pretende-se com este protocolo a valorização do óleo alimentar usado doméstico em todas as freguesias, estando prevista a colocação de 32 oleões até final do ano de 2011.

Os óleos alimentares usados (OAU) produzidos em casa, cantinas e restaurantes podem parecer apenas um resíduo, no entanto estes óleos podem ser reciclados e utilizados para outros fins, nomeadamente para produção de biodiesel, sabões e sabonetes.

A colocação do primeiro Oleão foi celebrada com a presença de uma turma do 8.º ano da escola EB 2, 3 de Castro Daire que na companhia do Senhor Vereador do Pelouro do Ambiente da Autarquia Castrense, Eurico Moita, e dos responsáveis da empresa pela colocação dos equipamentos, inauguraram o oleão e puderam ainda experimentar o seu modo de funcionamento.

Os alunos presentes puderam, ainda, fazer uma sessão de perguntas aos responsáveis do projecto, sobre o modo de funcionamento do mesmo e as suas diversas valências, compreendendo melhor a importância deste projecto e de que forma também podem contribuir para a sua divulgação e para que este resulte mais eficazmente.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Castro Daire pretende reforçar a politica de preservação do ambiente e contribuir com acções cada vez mais constantes de consciencialização de todos na preservação do bem-estar desta e futuras gerações.