Município de Castro Daire


Município de Castro Daire
Autarquia Castrense figura entre as mais bem geridas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire figura entre os municípios mais bem geridos segundo o Anuário Financeiro patrocinado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

O município de Castro Daire ocupa o 30º lugar da Lista dos Municípios mais bem geridos em 2010, tendo subido substancialmente na Tabela uma vez que anteriormente o Município ocupava o 75º Lugar da mesma Lista.

Este estudo é documentado por um índice de 15 indicadores, avaliando diversas questões como sejam a dívida pró habitante, liquidez, resultado operacional, diminuição dos passivos e das dívidas a curto prazo, pagamento médio a fornecedores, entre outros.

Este resultado deixa muito satisfeito o Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, que vê neste estudo o reflexo do trabalho desenvolvido e do rigor da gestão que tem vindo a ser implementada por este executivo.

Numa época de crise e de escassez de recursos é cada vez mais importante gerir bem e com rigor os parcos recursos à disposição das autarquias, felicita-se pois os responsáveis por as autarquias referenciadas pelos resultados obtidos.

 
Dia do Autarca 2012 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire assinalou o seu III Dia do Autarca, no passado dia 19 de fevereiro. Esta iniciativa, criada por este executivo, é assinalada anualmente e pretende ser um tributo aos muitos homens e mulheres que serviram e servem o Concelho como autarcas.

Este Dia do Autarca de 2012 contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Eng.º Paulo Simões Júlio, que quis juntar-se a estas cerimónias de homenagem aos autarcas castrenses.

As cerimónias do dia do autarca iniciaram-se com a celebração da eucaristia e posterior romagem ao cemitério para homenagear os autarcas já falecidos, agradecendo-lhes o seu precioso contributo em prol deste Concelho.

As celebrações tiveram a sua continuação já com a presença do Senhor Secretário de Estado da Administração Local, que juntamente com o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Fernando Carneiro, muitos convidados e populares que se juntaram a estes festejos, assistiram ao içar das Bandeiras nos paços do Município ao som da Banda de Musica dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire.

Como o dia era de homenagem aos autarcas e a ação destes é marcada pela obra, a ocasião era especial e foi inaugurada a requalificação urbana de algumas das principais artérias da Vila de Castro Daire, como foram o casa da Rua Padre Américo, Rua Dr. Pio Figueiredo e Av. João Rodrigues Cabrilho.

Depois de Inaugurada a obra o Senhor Secretário de Estado pode visitar a obra e as melhorias feitas, sendo muito elogioso em relação ao trabalho feito nesta requalificação e dando os parabéns aos responsáveis pela mesma. O Senhor Secretário de Estado visitou ainda os paços do Concelho a convite do Senhor Presidente da Câmara antes da Sessão sole do Dia do Autarca que decorreu no Auditório do Centro Municipal de Cultura.

Seguiu-se a entrega de medalhas aos homenageados deste ano que foram 5: Inocêncio Santos Cruz e Manuel Santos Gonçalves (Ramalheira) a titulo póstumo e ainda António Esteves, Américo Gomes Botelho e Reinaldo Alberto da Silva Oliveira.

Numa homenagem merecida e emotiva foram reconhecidos os seus percursos como autarcas destas 5 figuras da política e da vida castrense que muito trabalharam em prol desta terra.

O Dia do Autarca  contou ainda com um Sarau Cultural, que decorreu no auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire e que contou com as atuações do Grupo de Musica Tradicional Portuguesa – Cordas do Paivó e do Rancho Folclórico “Flores d’Aldeia” de Mosteirô.

 

Culminadas que foram as comemorações do Dia do Autarca do Concelho de Castro Daire para o ano de 2012, fica a lembrança e a homenagem a todos aqueles que dia a dia aceitam comandar os desígnios públicos, sendo os legítimos representantes de quem democraticamente os elegeu para tais cargos.

 

 
Tomada de posiçao do Senhor Presidente da Câmara sobre Extinção do Tribunal Judicial de Castro Daire PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Na passada sexta-feira, dia 27 de janeiro, às 17 horas, fui apanhado de surpresa com uma chamada telefónica da Agência Lusa onde me questionavam se já tinha conhecimento que o Tribunal Judicial de Castro Daire estava na lista dos 47 tribunais que seriam extintos por decisão do Governo. Quando fui contactado por este órgão de comunicação social para tomar uma posição sobre a referida extinção do Tribunal Judicial de Castro Daire, fiquei incrédulo, revoltado e estupefacto por aquilo que ouvia.

Como Presidente da Câmara Municipal nunca fui contactado, ouvido ou tive qualquer conhecimento sobre esta proposta de reorganização do mapa judicial promovido pelo Governo.

Apesar da proposta ser da exclusiva responsabilidade do Governo, considero que a Câmara Municipal deveria ter sido consultada neste processo e que, no mínimo, o Município deveria ter conhecimento do estudo que estava a ser realizado, pois o mesmo tem um impacto direto na qualidade de vida dos nossos munícipes.

Depois do choque inicial da recepção da notícia, à qual reagi com uma clara tomada de posição contrária à extinção do nosso tribunal, tentei de imediato recolher os dados que fundamentavam esta proposta de extinção, bem como inteirar-me da situação processual e de funcionamento do Tribunal Judicial de Castro Daire.

Considero que para além dos critérios enunciados, que são um equívoco, a extinção de um serviço tão importante para o Concelho e para os seus habitantes é claramente penalizador para uma comunidade que precisa de apoios e estímulos, não podendo este tipo de proposta estar baseada em estatísticas que, ainda por cima, não correspondem à realidade.

Baseado nos dados solicitados ao próprio Tribunal Judicial de Castro Daire, pude perceber que entre 2008 a 2011 o volume processual deste tribunal é de aproximadamente 1000 processos anuais, sendo que no ano de 2011 este número ultrapassou os 1400 processos. Estes números situam-se bem acima dos 250 processos tidos como base na proposta.

Esta proposta aponta também as melhores instalações do Tribunal Judicial de S. Pedro do Sul em relação ao de Castro Daire. Não desprestigiando o Concelho vizinho, podemos constatar que as instalações do Tribunal Judicial de Castro Daire são condignas e que o edifício se encontra em plenas condições de funcionamento.

Também o argumento das boas acessibilidades entre os dois Concelhos, Castro Daire e S. Pedro do Sul, é um equívoco tendo em conta que são ligadas por uma via, EN 228, que é extremamente sinuosa e difícil de percorrer. Agrava o facto de não haver suficientes transportes públicos entre os dois Concelhos comprometendo o deslocamento daqueles que não possuem veículos próprios.

Outro facto desconsiderado pela proposta do Governo é de que o Tribunal Judicial de Castro Daire serve algumas Freguesias do Concelho de Vila Nova de Paiva, como são os casos de Pendilhe, Vila Cova à Coelheira e Touro. Estas Freguesias, assim como outras Freguesias limítrofes de Castro Daire, estão a uma distância já por si muito considerável da Vila de Castro Daire, pelo que a distancia para S. Pedro do Sul será ainda muito maior e dispendiosa para as pessoas.

Considero que esta medida além de ser injusta, discriminatória e abusiva é extremamente penalizadora para a população e para o próprio Concelho.

Numa época de crise, como esta que atravessamos, não pudemos aceitar mais esta penalização para os castrenses. Este encerramento seria um grave retrocesso no nosso desenvolvimento, comprometendo o acesso a um serviço fundamental para toda a sociedade. Já basta o sentimento de uma Justiça para os afortunados e uma Justiça para os mais carenciados, que as reformas comecem por aí e quem sabe, no futuro, possamos ter uma Justiça mais social onde os direitos e deveres são igualitários.

Esta medida representa também um grande prejuízo para a própria economia local, que já por si apresenta muitas dificuldades numa época de austeridade e recessão económica.

Neste momento é fundamental darmos melhores condições de vida às pessoas e tentar minimizar o sacrifício que as famílias têm de fazer, esta medida vai contra todos os ideais de justiça social, equidade e redução das assimetrias litoral-interior.

Este encerramento é mais um passo no sentido de promover a desertificação do interior e representa um grave atentado ao Concelho de Castro Daire. O Presidente da Câmara e o Executivo a que presido terá uma posição firme e enérgica contra esta medida e está a realizar todas as diligências no sentido de explicar às entidades competentes o quão injusta e penosa é esta medida de extinção do Tribunal Judicial de Castro Daire.

Já recolhemos os dados necessários para esbater e desmentir os argumentos apresentados pela referida proposta. Esses dados já foram enviados, no passado dia 30 de janeiro, para o Ministério da Justiça e também para a Associação Nacional de Municípios para que seja corrigida esta injustiça. Solicitei uma reunião com a Sra. Ministra da Justiça com caráter de urgência, a fim de manifestar o meu desagrado com toda esta situação.

Pretendo ainda que o Executivo Municipal, bem como a Assembleia Municipal, tomem também uma posição firme de oposição a esta extinção e que todos juntos possamos evitar esta “tragédia” para o Concelho.

Com a força de todos e com a razão que nos assiste, tudo faremos para conseguir os nossos intentos. Continuaremos a trabalhar em prol do Concelho e de melhores condições de vida para os castrenses, lutando sempre contra as medidas que nos penalizem e nos tragam mais sacrifícios.

Estou certo que a grande maioria, para não dizer a totalidade, dos castrenses está contra este extinção do Tribunal Judicial de Castro Daire e que percebem o que esta medida representa de penalizador para o Concelho, pelo que conto com o contributo de todos e de cada um para que juntos possamos combater esta intenção e façamos valer o nosso direito de acesso à Justiça.

Conto com o apoio de todos.

 O Presidente da Câmara:

 José Fernando Carneiro Pereira

 
Comemorações do Dia do Autarca 2012 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire vai comemorar o seu Dia do Autarca no próximo dia 19 de Fevereiro de 2012.

As cerimónias deste ano contarão com a presença do Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Eng.º Paulo Simões Júlio.

Este dia do Autarca, que tem este ano a sua III Edição, foi implementado por este executivo e pretende homenagear os muitos autarcas do Concelho que ao longo dos anos deram o seu contributo à causa pública e com o seu esforço e dedicação contribuíram para que o Concelho de Castro Daire evolui-se e proporcionasse melhores condições de vida aos habitantes.

Este Dia do Autarca vem ganhando cada vez mais impacto na comunidade castrense e hoje mais que uma sessão solene aos autarcas do passado e do presente é também uma cerimónia aberta à comunidade e que apela à sua participação.

Como a acção do Autarca é também ela marcada por acções e obras no Dia do Autarca de 2012 o Município vai inaugurar a requalificação de importantes vias da Vila de Castro daire que recentemente foram intervencionadas, como são o caso da Rua Padre Américo, a Rua Dr. Pio Figueiredo e a Av. João Rodrigues Cabrilho.

 
Melhores PME do ano distinguidas com o Estatuto PME Excelência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

É com grande satisfação e alegria que felicitamos duas PME’s (Pequenas e Médias Empresas) do Concelho de Castro Daire que foram distinguidas com o prémio de Excelência em 2011 atribuído pelo IAPMEI, nomeadamente as empresas PAVILÉCTRICA, LDA. e a SERRAÇÃO MODERNA DE LAMELAS, LDA.

Esta distinção é atribuída a empresas que apresentam rácios de solidez financeira e de rentabilidade acima da média nacional, que têm sabido manter altos padrões competitivos num contexto particularmente exigente e que estão a conseguir ultrapassar a crise com crescimento, consolidação de resultados, e contributos ativos na criação de riqueza e de emprego das regiões onde se inserem.

O estatuto PME Excelência insere-se num programa de qualificação de empresas do IAPMEI, o programa FINCRESCE, que visa conferir notoriedade e otimizar condições de financiamento e de reforço competitivo ao segmento das PME’s Líder, empresas com perfis de risco superiores, que pelas suas estratégias de crescimento constituem alavancas importantes do desenvolvimento económico do país.

Estas duas empresas castrenses representam a abnegação e o espírito empreendedor que se procura para o tecido empresarial do Concelho, sendo um exemplo a seguir e um orgulho para todos os castrenses.

A SERRAÇÃO MODERNA DE LAMELAS, LDA. opera em Castro Daire desde 1962 e emprega atualmente 28 pessoas, por sua vez a PAVILÉCTRICA, LDA. foi fundada em 1980 e emprega 14 funcionários.

Estas duas PME’s representam setores económicos muito importantes no Concelho, nomeadamente os da indústria de transformação de madeira e do comércio, sendo a prova de que o Concelho tem potencialidades para crescer e gerar riqueza em diversas áreas.

Este prémio representa ainda um incentivo ao empreendedorismo e à gestão rigorosa como forma de fazer face à tão anunciada crise que se abateu sobre o país.

Parabéns à SERRAÇÃO MODERNA DE LAMELAS, LDA. e à PAVILÉCTRICA, LDA. e a todos os seus empregados e responsáveis por esta distinção!

 


Pág. 93 de 97

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população



O Município de Castro Daire encontra-se a elaborar a Estratégia Local de Habitação (ELH) para o concelho com o objetivo de identificar os principais problemas habitacionais no território e potenciando...

Continuar...

Plano Diretor Municipal e Relatório de Estado do Ordenamento do Território

Plano Diretor Municipal (PDM)

Com a deliberação da Revisão do Plano Diretor Municipal, estabelece o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), a obrigatoriedade da abertura de um p...