Município de Castro Daire


Município de Castro Daire
Carta Europeia de Turismo Sustentável - candidatura à Federação Europeia de Parques para promoção das "Montanhas Mágicas". PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Enquanto território do “Montemuro, Arada e Gralheira - Montanhas Mágicas”, o Município de Castro Daire, integra a candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), a apresentar à Federação EUROPARC (Federação de Parques Naturais e Nacionais da Europa), depois de no dia 23 de janeiro ter sido assinada no Salão Nobre do Município de Arouca.

Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra são os sete municípios abrangidos pela candidatura à CETS, desenvolvida no âmbito do Projeto de Gestão da Parceria – PROVERE, da responsabilidade da ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira), para promoção comum das “Montanhas Mágicas”.

Esta Carta pretende valorizar sete produtos do território: as práticas de águas bravas, o termalismo, o património geológico, a paisagem serrana, a cultura regional, a gastronomia e os vinhos locais, e é reconhecida pela ADRIMAG como "um certificado de excelência atribuído a um território com valor ambiental em que se desenvolve - ou se pretende desenvolver - um turismo de qualidade em moldes sustentáveis e com respeito pelos valores ambientais e interesses económicos das comunidades".

José Artur Neves, presidente da direção da ADRIMAG e Presidente do Município de Arouca, declarou à Lusa que "o que muda hoje é a visão de desenvolvimento destes municípios, que deixam de ter uma estratégia isolada do que querem para si próprios e passam a implementar um plano de ação coletivo, em que todos contribuem para a valorização das singularidades próprias deste território especial de montanha".

A confirmar-se a adesão à Federação Europeia de Parques, as "Montanhas Mágicas" passarão a integrar uma rede que, atualmente, é constituída por 89 territórios protegidos e classificados, dispersos por nove países.

Esse acompanhamento facilitará a promoção de soluções comuns e de maior escala, visando quatro grandes objetivos: uma melhor planificação turística do território; a criação de uma oferta de produtos turísticos baseados nos recursos locais; a consolidação dessa oferta junto de nichos de mercado específicos e o reforço das possibilidades de acesso a novas fontes de financiamento.

 

 
5 Empresas distinguidas pelo IAPMEI PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Cinco Empresas do Concelho de Castro Daire foram distinguidas pelo Prémio de Excelência para Pequenas e Médias Empresas atribuído pelo IAPMEI.

As empresas distinguidas foram: Montalvia - Contrutora, S.A; Pavilétrica, Lda.;  Serração Moderna de Lamelas, Lda.; Sociedade Hoteleira das Termas do Carvalhal; Viadaire – Imobiliária S.A.

Duas destas empresas já haviam sido premiadas no ano anterior, a Paviléctrica e a Serração Moderna de Lamelas, sendo que as restantes três recebem esta distinção pela primeira vez.

Esta distinção é uma grande honra não só para as empresas premidas mas para todo o tecido empresarial do Concelho, bem como para todos os castrenses.

O Executivo Municipal já endereçou os parabéns a estas empresas, reconhecendo o grande mérito do trabalho que têm desenvolvido em prol da economia e do bem estar do Concelho e dos seus habitantes.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal, Fernando Carneiro, afirmou ainda que estas empresas irão ser alvo de uma pequena homenagem por parte do município, como forma de assinalar esta distinção com que foram premiadas.

No Concelho de Castro Daire as Empresas Premidas são de diversos sectores que vão desde o Comércio, passando pelas Obras Publicas e Construção Civil e Indústria, o que é um sinal da aposta nos diversos sectores da economia do Concelho.

Esta distinção é além do reconhecimento do excelente trabalho destas empresas numa época de grava crise económica também um incentivo a todas as empresas que operam no Concelho para que sigam os bons exemplos e consigam atravessar com melhorias este período conturbado da economia.

O IAPMEI atribuiu o estatuto PME Excelência 2012 a pequenas e médias empresas, que apresentaram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão no exercício de 2011.

São empresas que apresentam rácios de solidez financeira e de rendibilidade acima da média nacional, que têm sabido manter altos padrões competitivos num contexto particularmente exigente e que estão a conseguir ultrapassar a crise com crescimento, consolidação de resultados, e contributos ativos na criação de riqueza e de emprego das regiões onde se inserem.

O Estatuto PME Excelência foi criado pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) com o objectivo de sinalizar, através de um instrumento de reputação, o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores, e conta com a parceria do Turismo de Portugal, I.P. e dos principais bancos a operar no mercado, designadamente o Banco Espírito Santo, e BES dos Açores, o Banco BPI, o Barclays, a Caixa Geral de Depósitos, o Crédito Agrícola, o Millennium bcp, o Montepio e o Santander Totta.

O Estatuto PME Excelência insere-se num programa de qualificação de empresas do IAPMEI, que visa conferir notoriedade e otimizar condições de financiamento e de reforço competitivo ao segmento das PME Líder, empresas com perfis de risco superiores, que pelas suas estratégias de crescimento constituem alavancas importantes do desenvolvimento económico do País.

Associadas ao estatuto estão condições de maior facilidade no acesso ao crédito, melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos ou serviços, facilitação na relação com a banca e a administração pública, e um certificado de qualidade na sua relação com o mercado.

A seleção das PME Excelência é feita anualmente a partir do universo das PME Líder, criando um instrumento de visibilidade acrescida para o grupo de empresas que em cada ano se destaque pelos melhores resultados.

 
Assembleia Municipal aprova Orçamento para 2013 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Assembleia Municipal de Castro Daire aprovou, no passado dia 28 de dezembro o Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Executivo Municipal para o ano de 2013.

Os dois documentos, fundamentais para o concelho, foram aprovados sem votos contra na reunião do Executivo e com larga maioria na Assembleia Municipal, tendo registado apenas 3 votos contra da oposição. (PSD)

Este Orçamento Municipal para 2013 reflete os tempos de rigor orçamental que é pedido ao país e também ao poder local, não esquecendo no entanto, a ambição de justiça e equidade social que este Executivo Municipal pretende para o Concelho de Castro Daire.

Apesar da época de recessão que o país atravessa e dos cortes que as receitas das autarquias locais sofreram, o orçamento municipal para 2013 reflete esses cortes e fizeram com que tenha semelhança com o de 2003 (10 anos atrás) mesmo assim acreditamos na continuidade do desenvolvimento do Concelho e do bem estar dos castrenses.

Num ano que se espera muito difícil para as famílias portuguesas, a Câmara Municipal de Castro Daire pretende dar especial atenção ao setor do apoio social na Educação, Saúde e Solidariedade, protegendo os mais carenciados e aqueles que menos meios têm para combater a crise que todos atravessamos.

Nesta Reunião da Assembleia Municipal foi ainda aprovada a nova Reorganização dos Serviços Municipais, que tinha tido a aprovação por unanimidade na reunião do Executivo e na Assembleia  Municipal foi aprovado por larga maioria. Nesta Reorganização teve especial destaque a diminuição dos cargos de Dirigentes ocupados na Câmara Municipal.

O Executivo Municipal mostrou-se muito satisfeito com a aprovação quer do orçamento e das Grandes Opções do Plano para 2013, quer com a Reorganização dos Serviços Municipais, porque considera que são instrumentos fundamentais para a continuidade do trabalho que tem sido feito no desenvolvimento do concelho, dando cada vez melhores condições de vida a quem vive no Município.

Castro Daire, 2013-01-02

 

O Presidente da Câmara

 

José  Fernando Carneiro Pereira

 
Feira Passa a realizar-se no Parque Urbano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A tradicional Feira de Castro Daire, que se realiza 2 vezes por mês, passa a ter como local de realização o novo Parque Urbano da Vila de Castro Daire.

A Feira realizada no dia 14 de janeiro já teve lugar neste novo espaço, indo de encontro a uma reivindicação antiga de feirantes e visitantes que pretendiam que a feira fosse enquadrada num local com melhores condições para a sua realização.

As segundas-feiras em que se realiza a Feira de Castro Daire passam, a partir de hoje, a ter um novo ponto de encontro e um novo espaço de reunião, dada a tradição antiga de que a realização da Feira é também aproveitada por muitas pessoas como espaço de encontro e convívio, servindo para rever conhecidos e amigos que vivem noutros pontos do Concelho e até fora deste.

Este novo Parque Urbano da Vila de Castro Daire, recentemente inaugurado, possui todas as condições para a realização desta Feira, oferecendo boas acessibilidades, condições de higiene e segurança, espaço para instalação e mobilidade de bens e pessoas e ainda uma localização estratégica relativamente próxima do centro da Vila.

A Câmara Municipal espera que este novo espaço constitua um novo impulso a esta Feira, contribuindo para que a Feira de Castro Daire se constitua como uma referência nas Feiras da região, servindo de pólo de desenvolvimento da economia do Concelho, atraindo novos comerciantes e pessoas numa perspectiva de melhorar o mercado para ambos.

 
Postal de Natal e de Ano Novo Interativo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire, desenvolveu um Postal de Natal e de Ano Novo Interativo, permitindo ao utilizador, visualizar conteúdos multimédia através de um telemóvel com acesso à internet. A aplicação reconhece todo o postal através da câmara e adiciona-lhe os elementos multimédia.

Este postal está no Mupi do Jardim Municipal de Castro Daire e a aplicação móvel, não envolveu nenhum custo para o Município.

Para obter mais informações, o município criou um vídeo explicativo:

www.castrodaire.tv

 


Pág. 90 de 97

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população



O Município de Castro Daire encontra-se a elaborar a Estratégia Local de Habitação (ELH) para o concelho com o objetivo de identificar os principais problemas habitacionais no território e potenciando...

Continuar...

Plano Diretor Municipal e Relatório de Estado do Ordenamento do Território

Plano Diretor Municipal (PDM)

Com a deliberação da Revisão do Plano Diretor Municipal, estabelece o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), a obrigatoriedade da abertura de um p...