Município de Castro Daire


Município de Castro Daire
Cantares dos Reis PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Grupo de Música Tradicional Portuguesa “os Carvoeiros” da Póvoa de Montemuro, acompanhados pelos Membros do Executivo da Junta de Freguesia de Pinheiro vieram cantar os reis e desejar um bom ano de 2014 ao Senhor Presidente da Câmara Municipal, Fernando Carneiro, restante Executivo Municipal e ainda a todos os funcionários do Município.

Este cantar dos reis é um reviver das tradições do cantar de Janeiras e dos Reis, tão característico do concelho por esta altura do ano, sempre acompanhados com a alegria e a confraternização que são a marca do povo castrense.

 
BOAS FESTAS PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Executivo Municipal, através do Exmo. Senhor Presidente da Câmara, deseja a todos os Castrenses e seus familiares, e a todos quantos visitam este espaço, votos de um feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Veja aqui a mensagem de Boas Festas:

https://www.facebook.com

 
Presidente da Câmara eleito como Vice-Presidente da CIM Viseu- Dão Lafões PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, foi eleito como um dos Vice-Presidentes da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões para o Quadriénio 2013-2017.

A eleição dos novos órgãos Administrativos da CIM Viseu Dão Lafões ocorreu no passado dia 19 de novembro nas instalações da CIM em Tondela, sendo designado Presidente da CIM o socialista José Morgado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, sendo a outra Vice-presidência entregue a José António de Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Tondela.

Esta eleição dos novos órgãos administrativos da CIM foi consensual entre os 14 Municípios que integram a CIM Viseu dão Lafões, sendo os seus representantes eleitos por unanimidade.

Os 14 Municípios que integram a CIM Viseu Dão Lafões são: Carregal do Sal; Castro Daire, Mangualde, Nelas; Oliveira de Frades; Penalva do Castelo, Santa Comba Dão. São Pedro do Sul, Sátão, Tondela; Vila Nova de Paiva, Viseu, Vouzela e Aguiar da Beira (Distrito da Guarda).

A CIM Dão Lafões tem como missão construir, juntamente com os municípios que lhe estão associados, prioridades de intervenção, tornando a região inovadora, empreendedora, atrativa e competitiva, dando a possibilidade ao crescimento sustentável e á coesão económica e social.

Sendo a primeira vez que o Concelho de Castro Daire vê o seu presidente investido nestas novas e exigentes funções, deseja-se que este trabalho seja marcado pelo sucesso com marcos positivos para a região e naturalmente também para o Concelho de Castro Daire.

 
A OFICINA DO PAI NATAL PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Câmara Municipal de Castro Daire vai desenvolver um projeto designado por “A OFICINA DO PAI NATAL”.

Esta iniciativa arranca na próxima sexta-feira dia 13 de dezembro e decorre até ao dia 6 de janeiro de 2014, tendo lugar no Jardim Municipal de Castro Daire.

A OFICINA DO PAI NATAL é um evento que consiste num conjunto de espaços que o Município de Castro Daire dedica às crianças nesta época natalícia, pretendendo estimular a imaginação e a criatividade dessas mesmas crianças.

Este espaço de entretenimento vai ser composto por três oficinas, oficina de expressões animadas, oficina de expressões plásticas e oficina digital, espaços onde as crianças vão ter a oportunidade de interpretar várias personagens, criar, colorir, sonhar, experimentar novas sensações, sempre com o objetivo de trazer mais alegria e felicidade neste Natal.

Numa época de sonhos, de sentimentos e de proximidade, esta iniciativa pretende trazer à comunidade castrense e mais propriamente às crianças do concelho, uma oportunidade de celebrar da melhor maneira o espírito natalício e viver experiencias de partilha especiais e inesquecíveis.

Esta aposta do Executivo Municipal, além de pretender proporcionar uma experiencia enriquecedora ás crianças do Concelho, é também uma forma de dinamização do Centro da Vila de Castro Daire, promovendo desta forma o comércio local e estimulando as pessoas a fazerem as suas compras no concelho.

 
MONTANHAS MÁGICAS® CERTIFICADAS PELA FEDERAÇÃO EUROPARC COMO DESTINO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

As Montanhas Mágicas® e doze outros parques e espaços naturais da união europeia foram certificados pela Federação Europarc como destino turístico sustentável, no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas. Na cerimónia de certificação, que decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, estiveram presentes, em representação da ADRIMAG, entidade promotora da candidatura à certificação, o presidente e vice-presidente da direção da associação, respetivamente, José Artur Neves e José Pinheiro, o coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho, a responsável pelo projeto Carminda Gonçalves, e o coordenador da Associação Geoparque Arouca, António Carlos Duarte.

As Montanhas Mágicas® são um vasto território localizado no centro/norte de Portugal, constituído por 7 municípios – Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra - nos quais se enquadram 5 áreas classificadas: o Geoparque de Arouca e 4 Sítios da Rede Natura 2000 – serras da Freita e Arada, serra de Montemuro, rio Paiva e rio Vouga.

Os valores naturais, geológicos e culturais que estas montanhas encerram, bem como a estratégia e programa de ação definidos pela ADRIMAG e pelos agentes locais, para os preservar e valorizar, com base em princípios de sustentabilidade ambiental, económica, cultural e social, estão na base do reconhecimento deste território como destino turístico sustentável.

Nos próximos cinco anos a ADRIMAG, em parceria com os agentes económicos e institucionais locais encetarão todos os esforços no sentido de implementar as 57 ações de desenvolvimento turístico sustentável, previstas no Programa de Ação da CETS Montanhas Mágicas, as quais correspondem a um investimento global de mais de 21 milhões de euros. As ações deverão ser transformadas em projetos a candidatar aos competentes programas cofinanciadores.

A cerimónia de entrega dos certificados da CETS 2013 integrou o programa do 8ºEncontro da Rede de Parceiros da Carta Europeia, um evento que se realiza anualmente e que junta não só os parceiros da rede mas também especialistas da área do turismo, auditores da CETS, parceiros económicos dos territórios com Carta e outras organizações interessadas. Este ano a temática do encontro foi o “Turismo e a Biodiversidade em Áreas Protegidas” tendo-se revelado uma excelente oportunidade para apresentar as mais recentes novidades ao nível da gestão da CETS em toda a rede Europarc, bem como partilhar boas práticas para a promoção e implementação de estratégias de desenvolvimento turístico sustentável.

Estiveram presentes na cerimónia diversos deputados portugueses do Parlamento Europeu, membros da Comissão Europeia e um membro da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.

 


Pág. 84 de 97

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população



O Município de Castro Daire encontra-se a elaborar a Estratégia Local de Habitação (ELH) para o concelho com o objetivo de identificar os principais problemas habitacionais no território e potenciando...

Continuar...

Plano Diretor Municipal e Relatório de Estado do Ordenamento do Território

Plano Diretor Municipal (PDM)

Com a deliberação da Revisão do Plano Diretor Municipal, estabelece o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), a obrigatoriedade da abertura de um p...