Município de Castro Daire


Município de Castro Daire
Dia do Autarca 2014 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire vai realizar as comemorações da 5ª Edição do Dia do Autarca do Concelho de Castro Daire.

Estas comemorações terão dois momentos distintos, realizando-se no dia 19 de fevereiro uma romagem a alguns cemitérios do Concelho, onde serão lembrados os autarcas já falecidos e posteriormente no dia 22 de fevereiro, sábado, realizar-se-á a Sessão Solene onde será assinalado o Dia e onde vão ser distinguidos 5 autarcas do Concelho.

Este Dia do Autarca, implementado pela presidencia de Fernando Carneiro na Câmara de Castro Daire, pretende prestar uma homenagem aos autarcas do passado e do presente que através da sua dedicação á comunidade muito contribuíram para o desenvolvimento do Concelho e da melhoria das condições de vida dos seus habitantes.

As comemorações deste ano vão incluir ainda alguns momentos de cultura, pretendendo afirmar a identidade do Concelho e proporcionar aos participantes momentos de confraternização e convívio, numa jornada que se pretende seja especial para todos os que nela intervenham.

 
Inauguração da Estrada da Portela de Mões PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O senhor Presidente da Câmara Municipal, Fernando Carneiro, inaugurou a Estrada Municipal na Portela de Mões, recentemente requalificada.

Esta Inauguração contou com a presença do Senhor Presidente da Junta de Mões, Marco Andrade, do Senhores Vereadores Rui Bragues e Leonel Ferreira, bem como de muitos populares que se quiseram associar a esta inauguração.

 
CPCJ com novas instalações PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Daire inaugurou, no passado dia 28 de janeiro, as suas novas instalações, cedidas pela Câmara Municipal de Castro Daire.

Estas novas instalações da CPCJ resultam de uma reestruturação do antigo Auditório Municipal que o Municipio levou a cabo, proporcionando o aproveitamento do espaço para a instalação de um auditório mais reduzido, onde funcionam as Sessões da Assembleia Municipal e novas e funcionais instalações para o funcionamento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho.

Este novo espaço proporciona aos técnicos da Comissão gabinetes de trabalho pessoais e com as melhores condições e ainda uma sala de reuniões afeta à mesma CPCJ.

Ainda neste dia foi instalada a nova Comissão para o biénio 2014/2015, a aprovação do relatório de atividades do ano de 2013 e o plano de ação para o ano de 2014.

A CPCJ, que é composta por técnicos das mais variadas áreas e provenientes dos mais diversos serviços do Concelho, tem como Presidente o Dr. Rui Braguês, Vereador da Câmara Municipal de Castro Daire, que se congratulou com a inauguração destas novas instalações, afirmando que para que continue a ser prestado um ótimo serviço à comunidade pela CPCJ, era importante que a Comissão possuísse um espaço e instalações adequadas, de modo a proporcionar o sigilo e a reserva da vida privada que o assunto merece ou exige, o que acontece com este novo espaço.

A CPCJ de Castro Daire, a funcionar há 10 anos, encontra agora um novo espaço, uma nova imagem gráfica também criada já este ano, mas sempre com o mesmo primeiro objetivo que é o de ajudar as crianças e jovens em risco e o de prevenir situações nefastas para estas mesmas crianças e jovens do Concelho.

 
Tribunal de Castro Daire vai manter-se aberto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O novo Mapa Judiciário apresentado pelo Governo decide manter aberto o Tribunal Judicial de Castro Daire.

Esta é uma decisão que vem de encontro às reivindicações de todos os Castrenses, especialmente do seu Presidente da Câmara, Fernando Carneiro, que sempre lutou por manter em funcionamento o Tribunal Judicial de Castro Daire.

Depois de apresentados os vários argumentos que sustentavam a importância do funcionamento do Tribunal para o Concelho e que provavam que o seu encerramento seria um erro crasso, é com grande satisfação que toda a comunidade Castrense recebe esta notícia de recuo por parte do Governo em relação á decisão de encerrar o Tribunal Judicial de Castro Daire.

Os Castrenses estão de parabéns pela firmeza demonstrada e esperam que esta notícia seja extensiva a todos os outros serviços vitais para o Concelho, mantendo em funcionamento quer o serviço de Finanças, quer o Serviço Local de Segurança Social, o Serviço de Registo Civil e Predial ou ainda Extensões de Saúde e Posto de Correios.

Só com o funcionamento pleno destes Serviços se poderá dar qualidade de vida às pessoas e promover o desenvolvimento da região e a fixação da população, evitando o êxodo dos concelhos do interior, que se tem acentuado nestes últimos anos.

O senhor Presidente da Câmara Municipal, Fernando Carneiro, mostrou-se muito satisfeito com esta decisão do Governo, afirmando que se trata de uma decisão da mais elementar justiça e que vem repor a verdade e a dignidade com que merece ser tratado o povo castrense.

O Presidente da Câmara de Castro Daire afirmou, ainda, que o recuo da decisão do governo em relação a esta matéria é uma prova de que vale sempre a pena lutar pela justiça e pela igualdade de tratamento, sendo o caminho da diplomacia e do trabalho o melhor meio de apresentar resultados.

Fernando Carneiro deixou também uma palavra de agradecimento a todas as forças vivas castrenses, que se associaram a esta reivindicação  de manter aberto o Tribunal de Castro Daire e que muito contribuíram para que os argumentos pela defesa deste tão importante serviço fossem ouvidos.

 
Dos 4 cantos da Europa para Santiago de Compostela PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Já pensou em dedicar uma semana para percorrer o Caminho de Santiago, integrado numa iniciativa com participantes de vários países do mundo? Esta é a grande oportunidade de se inscrever numa caminhada, organizada pela Federação Europeia dos Caminhos de Santiago, entre 1 e 7 de junho, envolvendo etapas ao longo do caminho, desde Namur, na Bélgica, passando por França e Espanha. A novidade da edição 2014 é a inclusão de 4 etapas ao longo do Caminho Português Interior, entre Viseu e Santiago de Compostela. Informações e inscrições on-line no site http://www.weezevent.com/compostelle2014 ou através da VitAguiar (tel. 259403133; Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ).

Como proceder?

1.       Consulte as 26 etapas disponíveis no site.

2.       Consulte a secção FAQ (questões frequentes) e o regulamento no site.

3.       Já escolheu a melhor opção para si? Inscreva-se na Central de Reservas que permite escolher a etapa desejada para si ou para o seu grupo, e pagar (com cartão VISA).
Leia, abaixo, algumas informações úteis:

Etapas Portuguesas entre domingo 1 de junho e sábado 7 de junho de 2014

 

PORTUGAL : 4 etapas

Etapa P1 : Viseu – Peso da Régua (102,6 km)

Etapa P2 : Peso da Régua – Chaves (87 km)

Etapa P3 : Chaves – Ourense (72,2 km)

Etapa P4 : Ourense – Santiago de Compostela (107,5 km)

 

Existem duas opções de pacotes possíveis (A ou B):

Opção A (P1-A/ P2-A/ P3-A/ P4-A)
Inclui transfere do aeroporto do Porto ao ponto de partida da etapa, duas noites em hotel, em regime de meia pensão e pequeno-almoço (no primeiro e no último dia), e ainda um transfere até Santiago de Compostela e regresso ao aeroporto, no final do último dia.

Custo da inscrição: 200€.

 

Opção B (P1-B/ P2B/ P3-B/ P4-B)
Inclui uma noite em hotel, em regime de meia pensão e pequeno-almoço (no último dia), e ainda um transfere até Santiago de Compostela e regresso ao ponto de início, no final do último dia. Obs. Os participantes inscritos nas opções B devem deslocar-se pelos próprios meios ao ponto de partida da etapa (secretariado).

Custo da inscrição: 150€.

 

PROGRAMA (Transportes)

Domingo, 1 de junho de 2014

- Receção no Aeroporto do Porto, pelas 16h00 (participantes da opção A)

Autocarro 1

Chegada a Viseu às 18h00 (partida P1)

Chegada ao Peso da Régua às 19h00 (partida P2)

Autocarro 2

Chegada a Chaves às 18h00 (partida P3)

Chegada a Ourense às 19h30 (partida P4)

Obs. Os participantes inscritos nas opções B devem deslocar-se pelos próprios meios ao ponto de partida da etapa (secretariado).

Sábado, 7 de junho 2014

- Recolha dos peregrinos no final de cada etapa e transfere até Santiago de Compostela

09:00   Peso da Régua (hotel no fim da etapa P1)
10:10   Chaves (hotel no fim da etapa P2)
11:20   Ourense (hotel no fim da etapa P3)
13:10   Chegada a Santiago de Compostela

- Regresso

17:00   Autocarro 1

- Regresso ao Aeroporto do Porto (Opção A) – Chegada ao aeroporto pelas 20:00

ou

17:00   Autocarro 2

- Transfere de regresso ao ponto de início das etapas

Ourense 18:30 (partida P4)
Chaves 19:20 (partida P3)
Peso da Régua 20:40 (partida P2)
Viseu 22:00 (partida P1)

 

Descrição das etapas

P1 : Viseu – Peso da Régua : 102,6 km

Nesta etapa do Caminho Português Interior, o peregrino atravessa o centro histórico de Viseu, parte dele ainda rodeado pelas antigas muralhas afonsinas. Avança por paisagens florestais, agrícolas e rurais, destacando-se, já em Castro Daire, a travessia do Rio Paiva, em poldras, e a magnífica paisagem da Serra de Montemuro, em área natural classificada. A partir de Lamego, cidade histórica e monumental, o caminheiro entra nos socalcos do Douro vinhateiro, até à cidade do Peso da Régua, a capital internacional do vinho e da vinha. Aqui se pode usufruir da melhor gastronomia e vinhos da região, bem como de uma grande variedade de propostas de alojamento, no final da jornada.

 

P2 :  Peso da Régua – Chaves : 87 km

A etapa começa na cidade berço do vinho do porto, Peso da Régua, pela travessia pedonal da antiga ponte metálica sobre o rio Douro, uma experiência que faz parte da memória coletiva.
Prossegue por terras de Penaguião, numa paisagem em anfiteatro natural, com relevos cravados de socalcos com vinha, pontuadas por aldeias típicas de montanha. Passando o centro urbano de Vila Real, encontra-se o rio Corgo, cujas margens se vai seguindo junto às montanhas do Marão-Alvão, desembocado, então, no magnífico e fértil vale de aguiar, que oferece caminhada tranquila até à veiga do Tâmega. A etapa encerra-se na Eurocidade transfronteiriça Chaves – Verin, que encerra valiosos testemunhos civilizacionais, com destaque para a presença romana, patente em monumentos, pontes e vias.

 

P3 :  Chaves – Ourense : 72,24 km

A cidade de Chaves é o ponto de partida desta etapa que atravessa a fronteira, num ambiente predominantemente rural, pautado pelos estilos arquitetónicos dos monumentos medievais e modernos das localidades até Trasmiras e Xinzo de Limia. A partir daí, a etapa prossegue em direção a Vilariño das Poldras, Couso de Limia e Vilar de Sandiás, alcançando Allariz, através de Piñeira de Arcos. De Allariz, o itinerário atravessa Santiago de Folgoso e Augas Santas, encaminhando-se para San Cibrao das Viñas. Entra em Ourense por Seixalbo, dirigindo-se ao centro da cidade para visitar a catedral, as fontes de As Burgas, os passeios e pontes sobre o rio Miño.

 

P4 :  Ourense –Santiago de Compostela: 107,50 km

Percorrendo a Rota da Prata, a etapa começa por abandonar Ourense pela margem direita do rio Miño até Quintela, daí para Liñares e Cimadevila, alcançando A Casanova, através de Mandrás e Pulledo. Segue então por San Cristovo de Cea até O Castro, Dozón, localidade a partir da qual se segue para o alto de San Domingos e para Prado. A partir daí, o caminho dirige-se a Silleda, e posteriormente a Vedra por Ponte Ulla. A etapa parte de Ponte Ulla para Boqueixón, onde um desvio conduz ao mítico Pico Sacro, Rubial e Deseiro de Arriba, alcançando o município de Santiago. Entra definitivamente em Santiago por O Cruceiro de Sar, nos arredores da cidade histórica. Através da Porta de Praterías, o peregrino acede à catedral de Santiago de Compostela, meta da peregrinação.

 


Pág. 83 de 97

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população



O Município de Castro Daire encontra-se a elaborar a Estratégia Local de Habitação (ELH) para o concelho com o objetivo de identificar os principais problemas habitacionais no território e potenciando...

Continuar...

Plano Diretor Municipal e Relatório de Estado do Ordenamento do Território

Plano Diretor Municipal (PDM)

Com a deliberação da Revisão do Plano Diretor Municipal, estabelece o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), a obrigatoriedade da abertura de um p...