Município de Castro Daire


Município de Castro Daire
Semana da Floresta do Concelho PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Câmara Municipal de Castro Daire vai promover, de 17 a 21 de março de 2014, a IX Semana Florestal de Castro Daire, onde se vão realizar varias ações, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa da floresta e destacar o seu interesse económico para a região.

A abertura da Semana Florestal, será no dia 17 de março, no Auditório do Centro Municipal de Cultura, com um encontro distrital de Técnicos dos Gabinetes Florestais das autarquias.

No dia 18 de março, irá realizar-se um workshop sobre Floresta e Proteção Civil, dirigido aos alunos do primeiro ciclo do agrupamento de escolas de Castro Daire, onde se fará uma abordagem sobre as medidas de autoprotecção a adotar para os principais riscos existentes no concelho.

Vai realizar-se, no dia 19 de março, a plantação de espécies autóctones e aromáticas, na EB2,3, na EBI de Mões e na Escola Secundária de Castro Daire, com a participação dos alunos daquelas escolas.

Dirigido aos alunos do pré-escolar do agrupamento de escolas de Castro Daire, terá lugar no dia 20 de março, o espetáculo músico-teatral “O Tobias e o auto-tanque”, onde se fará uma sensibilização para a forma de agir corretamente perante uma situação de incêndio na escola, tendo em conta três linhas de orientação: Prevenir, Planear e Socorrer.

No dia 21 de março será o encerramento da Semana Florestal de Castro Daire com o IX Seminário “Floresta Sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”. Neste Seminário vão ser abordados temas relacionados com a floresta, a agricultura e a apicultura.

A realização de todas estas ações tem como objetivo obter por um lado a sensibilização de todos os participantes para a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade coletiva na sua proteção e valorização, através de um melhor conhecimento do que é a floresta. Por outro obter também a sensibilização dos jovens para as mais correctas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e sua preservação. Apostando desta forma numa faixa etária que está em formação e por isso mais “vulnerável” à aprendizagem, esta iniciativa remeterá um conjunto de práticas que, com certeza, serão interiorizadas por todos.

 
Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Castro Daire PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire vai assinalar a data que comemora os 500 anos da atribuição do Foral Manuelino a Castro Daire.

O dia que assinala estes 500 anos do Foral Manuelino de Castro Daire é o dia 14 de março e pode aqui conferir o programa das comemorações:

 
Dia Internacional da Proteção Civil PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

A Câmara Municipal de Castro Daire, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, e no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, vai promover durante os meses de março e abril, o Curso de Suporte Básico de vida, para os colaboradores da autarquia.

A formação será ministrada pelos Bombeiros Voluntário de Castro Daire e tem como objetivo dotar os colaboradores de conhecimentos, que lhes permita prestar a primeira assistência em Suporte Básico de Vida, até à chegada dos meios de socorro.

 

De forma a sensibilizar também todos os munícipes para o Dia Internacional da Proteção Civil o Serviço Municipal de Proteção Civil da Autarquia, em parceria com a Rádio Limite e com as Corporações dos Bombeiros de Castro Daire e dos Bombeiros de Farejinhas vai levar a cabo uma ação de sensibilização com o objetivo de dar a conhecer a todos os Castrenses o que é a Proteção Civil, qual a função do Serviço Municipal de Proteção Civil, qual o papel do Cidadão na Proteção Civil e o que fazer em várias situações de emergência.

È objetivo desta ação sensibilizar também os proprietários para a limpeza dos terrenos junto às habitações, realçando a importância da realização desse trabalho nesta altura, antes da entrada em vigor do período critico, de forma a diminuir o risco das edificações face à ocorrência de um incêndio florestal.

Pretende-se desta forma evidenciar que a Proteção Civil, é uma tarefa de todos, para todos e que o Cidadão é o primeiro agente de Proteção Civil!

 
Dia do Autarca do Concelho PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire viveu mais um dia de grande afirmação da sua identidade com a comemoração da 5ª edição do Dia do Autarca do Concelho.

A cerimónia solene deste Dia do Autarca decorreu no passado sábado, dia 22 de fevereiro, e este ano distinguiu 5 autarcas do Concelho, a saber: Dr. João Duarte Oliveira, antigo Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal, os Senhores Manuel Figueiredo, Carlos Rocha e Américo Almeida, este ultimo a titulo Póstumo, todos eles ex. presidentes de Junta de Freguesia e ainda Augusto Andrade, membro da Assembleia Municipal.

Esta homenagem foi presenciada pelos convidados e muito público que assistiu a esta cerimónia, participando numa iniciativa que pretendeu reconhecer o trabalho meritório que os autarcas castrenses têm tido no desenvolvimento do concelho e na melhoria das condições de vida da população.

No uso da palavra o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, destacou que esta homenagem aos autarcas distinguidos representava não só um reconhecimento aos homenageados mas também um tributo aos autarcas do passado e do presente, sendo para estes últimos um forte incentivo para continuar o trabalho importantíssimo que estes têm no desenvolvimento do concelho de Castro Daire.

O Presidente da Autarquia Castrense referiu também que o Concelho de Castro Daire tem todas as razões para se orgulhar dos seus autarcas, daí a importância e a justiça da comemoração deste Dia do Autarca, reforçando o papel primeiro que os autarcas têm tido na defesa do interesse das pessoas, nomeadamente dos mais carenciados e daqueles que mais precisam de ser ajudados.

Fernando Carneiro afirmou ainda que numa altura de crise, como a que atravessamos, é importante que os autarcas continuem a ser a referência junto das pessoas, com uma política de proximidade, defendendo aqueles que mais sentem de perto os sinais da austeridade e da crise que o país atravessa.

Os cinco homenageados puderam assistir ao relato da sua história de Vida e do seu trabalho enquanto autarcas, por parte de alguém próximo, num testemunho emocionado e sentido, que sensibilizou não só os distinguidos e seus familiares mas também toda a plateia, que assinalou o momento com o calor humano transmitido pelos muitos aplausos com que brindaram todos os homenageados.

Este dia do Autarca do Concelho contou ainda com um sarau cultural, com a autuação de vários géneros musicais, iniciado pela Sociedade Filarmónica de Mões, que recebeu pomposamente os homenageados, passando pela actuação do Rancho Folclórico “as morenitas” de Alva, terminando com um momento de Fado onde se destacou a artista Castrense Clara Sevivas.

Este Dia do Autarca, criado pelo Presidente da Câmara de Castro Daire, Fernando Carneiro, afirma-se, cada vez mais, como um momento de grande significado para toda a comunidade castrense, provando a dignidade da sua comunidade e o reconhecimento que os castrenses têm por quem se preocupa com o seu bem-estar.

 
Presidente da Câmara de Castro Daire na Tomada de Posse do Conselho de Administração do Hospital S. Teotónio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, marcou presença na terça-feira, 18 de Fevereiro, na cerimónia de tomada de posse do novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela/Viseu, que volta a ser liderado pelo médico Ermida Rebelo. O ministro da Saúde, Paulo Macedo, presidiu ao protocolo.

A convite da Administração do Hospital, o autarca Castrense quis com a sua presença assinalar a importância que este hospital tem para os Castrenses, e endereçar pessoalmente os votos de que este mandato da nova administração seja de muitas concretizações e êxitos, melhorando, sempre que possível, os cuidados prestados aos utentes.

Fernando Carneiro afirmou ainda que um Distrito como o de Viseu precisa, sempre, de ter um Hospital de referência Nacional, onde a saúde e o bem-estar dos utentes seja a prioridade e a guião para quem conduz os destinos desta unidade.

No Conselho de Administração, além de Ermida Rebelo, que foi reconduzido no cargo, tomaram ainda posse, como vogais executivos, Rúben Tavares e Rui Melo, e ainda a enfermeira-chefe Maria Cassilda das Neves, todos também reconduzidos. A única novidade foi Helena Pinho, na direcção clínica.

 


Pág. 82 de 97

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população



O Município de Castro Daire encontra-se a elaborar a Estratégia Local de Habitação (ELH) para o concelho com o objetivo de identificar os principais problemas habitacionais no território e potenciando...

Continuar...

Plano Diretor Municipal e Relatório de Estado do Ordenamento do Território

Plano Diretor Municipal (PDM)

Com a deliberação da Revisão do Plano Diretor Municipal, estabelece o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), a obrigatoriedade da abertura de um p...