Município de Castro Daire


Município de Castro Daire
Concerto com o Grupo YEMADAS PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No próximo dia 15 de junho,pelas 21 horas,  sexta-feira, realiza-se no auditório do centro Municipal de Cultura o espectáculo com o Grupo YEMADAS.

 

YEMADAS: Grupo de músicas do Mundo, uma fusão da África e Brasil, com alma indiana.

 

Os Yemadas misturam sons terapêuticos com grooves cheios de ritmos e cânticos étnicos ancestrais, usam variadíssimos instrumentos recolhidos pelos cantos do Planeta.

Os seus concertos são interactivos e a audiência pode cantar, dançar ou simplesmente deitar-se e viajar.

 

Os Yemadas são uns Nómadas com energia positiva, têm viajado pelo mundo nos últimos 10 anos e residem agora em Auroville, Índia.

Os Yemadas são compostos por Anisha,Tiaguy y Namoh, que vão sempre convidando novos amigos músicos por onde vão passando.


Anisha y Tiaguy são músicos, dançarinos, capoeiristas e, também, amantes da Natureza e das terapias alternativas. Gostam de passar a mensagem da evolução e da União da Humanidade através da música. Namoh é o seu filho que nasceu há 6 meses numa piscina natural  na Floresta indiana.


Oriundos do Porto, regressam a casa passados 3 anos sem qualquer contacto físico para partilhar o que vêm aprendendo e desenvolvendo nas Índias.
Lançaram, este ano, o seu novo CD "Guru is Inside", com vários temas originais inspirados nas suas viagens.

Venha participar neste espectáculo!

 
Ação de Sensibilização “Porque o Cancro Toca a Todos” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Decorreu no passado dia 4 de fevereiro a Ação de Sensibilização “Porque o Cancro Toca a Todos”. O evento organizado pela ACADO – Associação Castrense de Apoio ao Doente Oncológico e a Câmara Municipal de Castro Daire teve como objetivo assinalar o Dia Mundial do Cancro. Perante uma plateia de cerca duas centenas de participantes foi efetuada uma profunda reflexão em torno da doença oncológica.

Sobre a mesa estiveram temas como a prevenção do cancro, serviços e instituições de apoio, cuidados de enfermagem e a intervenção psicoterapêutica.

A primeira intervenção foi efetuada pela Enfermeira Umbelina Ferreira, Presidente da Direção da ACADO, que deu aos boas vindas aos presentes e, em breves palavras, explicou a atividade desenvolvida pela Instituição, o número de sócios e os apoios concedidos.

 

 


Imediatamente a seguir teve lugar o momento alto da Ação, com três testemunhos apresentados por quem de forma direta ou indireta já sentiu na pele o que é viver e conviver com o Cancro.

Seguidamente, pela voz dos Clínicos, Rita Santos, Cláudia Silva e Luís Infante, foram apresentados vários tipos de cancro, formas de deteção, factores de risco e prevenção.

O segundo tema, Cuidados de Enfermagem ao Domicílio, apresentado por Filipa Calçada, Enfermeira na Unidade de Cuidados Continuados de Vila Nova de Paiva e voluntária da ACADO, marcou pelo pormenor na descrição do trabalho de tratamento e cuidado ao doente oncológico. Findou o painel das comunicações, Ana Amaro, Psicóloga Clínica e voluntária da ACADO, a qual dissertou sobre a A importância da Intervenção Psicoterapêutica na Doença Oncológica”, tendo focado o estado psicológico vivido por quem é confrontado com um diagóstico clínico de cancro, bem como a reação de familiares e amigos e, o apoio de retaguarda tão importante e necessário.

A preleção de encerramento da sessão foi proferida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro que encerrou os trabalhos, parabenizando a ACADO pelo excelente trabalho que desenvolve e dirigindo uma palavra de especial apreço pelos testemunhos ouvidos, os quais “demonstram sofrimento mas aos mesmo tempo coragem e determinação na luta contra a doença”.

 
Encontro com o escritor Pedro Seromenho PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Biblioteca Municipal vai receber, dia 25 de Maio o Encontro com o Escritor Pedro Seromenho.

Este Encontro será realizado com 3 sessões, onde participarão os alunos das Escolas do Concelho.

Pedro Seromenho, de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975 e dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras e a colaborar como cronista em revistas e jornais.

O autor obteve o sucesso com as aventuras “A Nascente de Tinta” e o “O Reino do Silêncio” editadas em 2007 e em 2008, respectivamente.

Em 2009, foi publicado o seu primeiro romance juvenil, “900 – História de um Rei” e, em 2010, o primeiro álbum ilustrado infantil “A Estrelinha Pálida”. Em 2011 foi a vez do livro sobre a segurança rodoviária “porque é que os animais não conduzem? e agora o autor lançou uma colecção de 4 livros sobre a reciclagem – Reciclomania.

 

 

 
Trilho do Varosa chama caminheiros a Almofala PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O município de Castro Daire vai desenvolver mais um percurso pedestre no próximo Sábado dia 04 de Setembro. Desta vez o local escolhido é a freguesia de Almofala e o Percurso é o Trilho do Varosa que vai possibilitar a todos os participantes desfrutarem da beleza da região em contacto estreito com a natureza.

Continuar...
 
Reunião com Agentes da Proteção Cívil PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Decorreu no dia 4 de fevereiro, na Câmara Municipal de Castro Daire, uma reunião com o objetivo de melhorar a articulação dos vários serviços levados a cabo pelos agentes de proteção civil do concelho de Castro Daire.

No encontro marcou presença o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, o comandante e 2.º comandante operacional distrital de proteção civil, o responsável pela área da prevenção estrutural no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas - Centro, a GNR de Viseu, com representantes do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, o Adjunto do Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, o comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Farejinhas, a responsável pelo Gabinete Técnico Florestal da autarquia, a técnica de acompanhamento e o chefe de equipa dos sapadores florestais de Castro Daire e os presidentes de Junta de Freguesia.

A colaboração e o bom relacionamento institucional entre os vários agentes de proteção civil deve ser trabalhado continuamente ao longo de todo o ano, para que estejam reunidas as melhores condições tendo como finalidade a diminuição da área ardida e redução do número de ignições. Para ir ao encontro desse objetivo, na reunião foram abordados assuntos relacionados com a defesa da floresta contra incêndios (DFCI), tendo sido explicado aos Presidentes de Junta de Freguesia que o Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios (SNDFCI) assenta em três pilares centrais: prevenção estrutural, vigilância, deteção e fiscalização e combate e rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Foi ainda reforçado o papel de cada um dos agentes envolvidos e da sua importância. No final os Presidentes de Junta tiveram a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e preocupações, sendo que são um elemento fundamental no conhecimento do território e das suas especificidades.

É de salientar que a autarquia continuara a prestar todo o apoio necessário aos vários agentes de proteção civil no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

 


Pág. 62 de 97

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população



O Município de Castro Daire encontra-se a elaborar a Estratégia Local de Habitação (ELH) para o concelho com o objetivo de identificar os principais problemas habitacionais no território e potenciando...

Continuar...

Plano Diretor Municipal e Relatório de Estado do Ordenamento do Território

Plano Diretor Municipal (PDM)

Com a deliberação da Revisão do Plano Diretor Municipal, estabelece o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), a obrigatoriedade da abertura de um p...