Município de Castro Daire


Município de Castro Daire
Castro Daire homenageou os seus autarcas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire celebrou a 8ª edição do Dia do Autarca.

A cerimónia solene deste Dia do Autarca decorreu no passado domingo, dia 19 de Fevereiro 2017, tendo este ano distinguido 6 autarcas do Concelho, a saber: Delfim Rocha, antigo Presidente da Junta de Freguesia de Mamouros, Armando Monteiro, antigo Tesoureiro da Junta de Freguesia de  Mões e membro da Assembleia da mesma Freguesia, Bernardo Silva, Antigo Presidente da Junta de Freguesia de Parada de Ester, Amadeu Andrade, Antigo Presidente e Membro da Assembleia de Freguesia de Castro Daire, JoãoVentura, antigo Presidente da Junta de Freguesia de Picão e José Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia de Cabril.

Esta cerimónia, foi Presidida pelo Exmo. Sr. Secretario de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, que juntamente com o muito Público que encheu por completo o auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire, assistiram ao reconhecimento do trabalho meritório que os autarcas castrenses têm tido no desenvolvimento do concelho e na melhoria das condições de vida da população.

No uso da palavra o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, destacou que esta homenagem aos autarcas distinguidos representava não só um reconhecimento aos homenageados mas também um tributo aos autarcas do passado e do presente, sendo para estes últimos um forte incentivo para continuar o trabalho importantíssimo que estes têm no desenvolvimento do concelho de Castro Daire.

Sua Exa. o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel agradeceu a hospitalidade Castrense, evidenciando o modo como foi acolhido em Castro Daire, mostrando-se muito satisfeito por presidir a esta cerimónia que classificou como muito importante, dado o papel relevante que os autarcas tiveram no desenvolvimento do Portugal Democrático ao longo dos últimos 40 anos.

Sendo o Secretário de Estado um ex. Presidente de Câmara, afirmou conhecer bem a importância que as autarquias locais e os seus agentes tiveram e têm no desenvolvimento integrado e equilibrado do território, sendo da mais elementar justiça este reconhecimento público.

Dr Carlos Miguel realçou ainda o trabalho que o Governo está a preparar na descentralização, que na sua opinião vai dar mais autonomia às autarquias locais, elevando o seu papel, diploma este, que no seu entender, vai possibilitar um melhor aproveitamento de recursos e meios, significando uma mais valia essencialmente para as pessoas e para o país.

Os homenageados puderam assistir ao relato da sua história de Vida e do seu trabalho enquanto autarcas, por parte de alguém próximo, num testemunho emocionado e sentido, que sensibilizou não só os distinguidos e seus familiares mas também toda a plateia, que assinalou o momento com o calor humano transmitido pelos muitos aplausos com que brindaram todos os homenageados.

Este dia do Autarca do Concelho contou ainda com momentos culturais, com a autuação da Sociedade Filarmónica de Mões, do Rancho Folclórico das Termas Do Carvalhal e da Tuna dos 60 da Casa do Povo de Castro Daire.

 
Debate sobre Futebol enche Auditório Municipal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Debate sobre o Passado, Presente e Futuro do Futebol Português, que se realizou no dia 7 de Fevereiro no Auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire, teve uma adesão muito grande, resultando numa participação massiva dos agentes do Futebol do Concelho.

Continuar...
 
Programa Defesa Empreende 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Ministério da Defesa Nacional (MDN), através do Centro de Informação e Orientação para a Formação e o Emprego (CIOFE), estruturou um programa de apoio e fomento ao empreendedorismo que permite ajudar os militares e ex-militares oriundos do Regime de Contrato (RC) que queiram criar o seu próprio emprego. O Programa Defesa Empreende foi desenvolvido de forma a estimular o empreendedorismo como política privilegiada de reinserção profissional dos militares e ex-militares do RC e apoiá-los na implementação de uma ideia de negócio ou projeto empresarial, sobretudo na sua fase de passagem à disponibilidade e este ano vamos dar início à 3.ª edição do Programa Defesa Empreende.

 

Uma vez que o prazo de submissão das candidaturas para o Programa Defesa Empreende 2017 decorre de 24 de janeiro a 31 de março, solicitamos os seus bons ofícios no sentido de divulgar o Regulamento do Programa e o seu Formulário de Candidatura através da sua rede.

 

Quem se pode candidatar?

 

1)      Militares ou ex-militares do RC, desde que inscritos no Centro de Informação e Orientação para a Formação e o Emprego (CIOFE), individualmente ou em equipa, que pretendem criar o seu próprio emprego.

2)     Empresas promovidas por ex-militares do RC, com menos de 3 anos de existência (a contar da data da constituição jurídica da empresa), em que pelo menos 50% do capital social seja propriedade de militar(es) ou ex-militar(es) do RC.

Como se pode candidatar?

O período de candidaturas decorre até 31 de março de 2017.

Para formalizar a candidatura é necessário:

1) Estar inscrito no CIOFE (inscrição em http://ciofe.dgprm.pt/ciofe/inscreve-te.html);

2) Preencher o Formulário de Candidatura (disponível em http://ciofe.dgrdn.pt/emprego/defesa-empreende.html);

3) Caso seja militar na efetividade de serviço, para além do formulário, terá de enviar uma autorização do superior hierárquico para a participação no programa na qual este indique que tomou conhecimento do Regulamento do Programa (disponível para consulta em http://ciofe.dgrdn.pt/emprego/defesa-empreende.html);

4) Converter tudo em pdf e envie para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , indicando no assunto DE17.

 

Para mais informações, consultar http://ciofe.dgrdn.pt/emprego/defesa-empreende.html ou contactar o 213 804 200 Ext 2.

Se a candidatura do(a) militar ou ex-militar for selecionada este(a) irá ter acesso:

  • Sessões de Apoio e Apresentação das ideias/projetos a Júri;
  • Programa de Capacitação - composto por workshops temáticos, reuniões de mentoria e acompanhamento individual para cada projeto;

·         Bolsa de Horas de Consultoria.

 
Município Promove Ação para Idosos de prevenção de Burlas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire em parceria com a GNR de Viseu promoveu uma sessão de Esclarecimento para os idosos do Concelho tendo como objetivo alerta-los para os perigos das burlas que acontecem diariamente, especialmente nesta faixa etária.

Esta sessão de esclarecimento, que contou com a participação de aproximadamente meia centena de idosos, decorreu no antigo auditório municipal de Castro Daire no passado dia 29 de outubro e permitiu sinalizar algumas das situações e dos casos conhecidos de burla que atingem os idosos um pouco por todo o país.

Neste esclarecimento a GNR passou ainda aos idosos presentes informações sobre o modo de operar dos burlões, deixando alertas e informando quais os procedimentos que as pessoas mais idosas devem ter para que possam prevenir que também elas sejam vítimas destas pessoas.

 
Debate "O Estado do Futebol Português" Dia 7 de Fevereiro em Castro Daire PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Associação Desportiva de Castro Daire, Câmara Municipal e Associação de Futebol de Viseu juntam à mesma mesa os órgãos máximos do Futebol Português, para debate sobre o estado do Futebol no nosso País.

Continuar...
 


Pág. 56 de 97

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população

Estratégia Local de Habitação do concelho de Castro Daire – Inquérito à população



O Município de Castro Daire encontra-se a elaborar a Estratégia Local de Habitação (ELH) para o concelho com o objetivo de identificar os principais problemas habitacionais no território e potenciando...

Continuar...

Plano Diretor Municipal e Relatório de Estado do Ordenamento do Território

Plano Diretor Municipal (PDM)

Com a deliberação da Revisão do Plano Diretor Municipal, estabelece o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), a obrigatoriedade da abertura de um p...