Município de Castro Daire

sideBar

Revisão do Plano
Director Municipal



Município de Castro Daire
De mãos dadas com a Matemática PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Arranca hoje, segunda-feira, 13 de Janeiro, o projeto “De mãos dadas com a Matemática”, desenvolvido pelo Município de Castro Daire em parceria com o Agrupamento de Escolas com o intuito de melhorar os resultados a matemática.

O projeto vai arrancar inicialmente com os alunos do 4º ano de escolaridade de todas as escolas do concelho, num total de 148 alunos abrangidos, 19 turmas e 15 escolas do 1º ciclo. Irá decorrer entre 13 de Janeiro e 12 de Março.

O plano consiste inicialmente num jogo do “Loto da Tabuada”, em que será feito a distribuição aleatória de cartões aos alunos. O professor vai retirando de uma caixa, elaborada pelo município, cartões com produtos. Depois segue-se o “Concurso de Tabuada”, onde o professor distribui fichas pelos alunos. Ganha quem terminar primeiro e obter a maior pontuação. Este concurso é realizado em todas as salas do 4ºano, de cada sala sairá um finalista que virá disputar a final a Castro Daire.

Durante o mês de Janeiro os técnicos do município irão dinamizar o projeto, apresentando-o e divulgando-o a todas as escolas. Durante o mês de fevereiro serão apurados os finalistas de cada turma.

Pretende-se assim, com esta iniciativa, incutir nas crianças o gosto pela matemática, desenvolvendo de forma lúdica o cálculo mental.

 
Reabertura das Termas do Carvalhal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

As Termas do Carvalhal amanhã, dia 16 de Abril, vão dar inicio a mais uma época termal cheia de saúde e bem-estar. Visite-nos e conheça as nossas ofertas.

 
Mexilhões-de-rio Libertados no Rio Paiva PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No passado dia 9 de julho a Quercus libertou cerca de 4000 juvenis de mexilhões-de-rio no rio Paiva, em Castro Daire, no âmbito do projeto LIFE ECOTONE – Gestão de habitats ripícolas para a conservação de invertebrados ameaçados, uma iniciativa cofinanciada pelo Programa LIFE+ da União Europeia, que tem como entidades parceiras a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e o Município de Castro Daire.

Os juvenis de Mexilhão-de-rio-do-norte (Margaritifera margaritifera), agora libertados, foram reproduzidos em cativeiro nas instalações do Posto Aquícola de Campelo (Figueiró dos Vinhos), onde foi recriado o processo que ocorreria na natureza, com o objetivo de aumentar a população envelhecida que ocorre no rio Paiva.

Os mexilhões-de-rio são bivalves de água doce que, devido às suas características biológicas únicas, são excelentes indicadores ambientais, funcionando como sentinelas. São animais filtradores, alimentando-se de algas e partículas em suspensão na água. Têm uma longevidade elevada e o seu ciclo de vida depende de determinadas espécies de peixes, às quais se fixam as larvas parasitas (gloquídios). Por este motivo, têm uma dependência direta de diversas componentes do ecossistema, contribuindo eles próprios para moldar esse ecossistema e influenciar positivamente a qualidade da água, através, por exemplo, da filtração que efetuam da mesma.

Esta atividade contou com a presença do Sr. Vereador do Ambiente do Município de Castro Daire, Leonel Ferreira, o mesmo afirmou que esta parceria desenvolvida entre o Município, a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) – que teve a cobertura da RTP1 – é demonstrativa da qualidade das límpidas e cristalinas águas do Rio Paiva que, nascendo na Serra de Leomil – Pêra Velha/Moimenta da Beira atravessa, por entre margens verdejantes e meandros encaixados, o território do município, conforme teve oportunidade de, perante as câmaras televisivas, referir. Referiu, ainda que o Rio Paiva é, também, um pólo do atracão turística e de lazer sendo disso exemplo a Praia Fluvial de Folgosa – propriedade do Grupo Desportivo e Recreativo de Folgosa – a Ponte de Cabaços, junto a Reriz e outros locais paradisíacos que, ao longo do seu curso, encontramos...qual deles o mais recatado e bucólico!...

Com o objetivo de maximizar o usufruto das suas despoluídas águas, encontra-se em fase de conclusão a Praia Fluvial de Lodeiro, na freguesia de Cabril, cuja obra foi lançada pelo Município e teve o apoio do PROVERE.

No que concerne aos falados e, ciclicamente, propagados focos de poluição que - mau grado os esforços do Município para os evitar – vão, casuística e pontualmente, surgindo está-se a diligenciar para que nos Programas dos Fundos Europeus - 2014|2020 – as ETAR venham a ser contempladas, pois o Município não tem – por si só – capacidade financeira para construir novas ETAR em substituição das mais antigas.

Mas – como todos nós sabemos – há um tempo para tudo!...


 
Cerimónia de Abertura dos XI Jogos Desportivos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Decorreu, durante a tarde de ontem, no Complexo Desportivo de Castro Daire, a Cerimónia de Abertura dos XI Jogos Desportivos do Município de Castro Daire.

O Executivo da Câmara Municipal deu as boas vindas e cumprimentou as 42 associações que desfilaram no Estádio.

Retendo a atenção de toda a assistência, o Clube de Escolas de Karaté Shukokai (CEKS) presenteou-nos com uma excelente demonstração da sua atividade. Seguiu-se a animada atuação do Grupo de Ginástica dos Colaboradores da Câmara Municipal, liderado pelo Professor Márcio Sul.

Após o hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional Português, o Presidente da Câmara – Sr. Fernando Carneiro, declarou aberta esta décima primeira edição dos Jogos Desportivos. Mais uma vez, o Sr. Presidente manifestou-se muito satisfeito com esta atividade que promove o associativismo e o espirito de interação entre os Munícipes, deixando o apelo para que todos os participantes desfrutem ao máximo destas atividades concretizando a alegria e diversão que se pretendem.

De seguida, a Classe Representativa de Ginástica do Agrupamento de Escolas de Mangualde maravilhou-nos com a sua exibição, dando em seguida lugar à atuação dos utentes do C.A.O. da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire. Este grupo coreografou a “Dança do Quadrado” e, num momento de muita animação, juntou a maioria dos presentes e até alguns Órgãos do Executivo na dança que encerrou de forma bem especial esta cerimónia.

Estes Jogos Desportivos do Concelho de Castro Daire irão decorrer até ao próximo mês de julho e contarão com a presença de cerca de 1000 atletas em representação das 42 coletividades inscritas nas 18 modalidades que vão fazer parte do quadro competitivo.

 
Distribuição das caixas do “Banco Solidário” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

As caixas coloridas e decoradas pelos jardins-de-infância do Concelho já se encontram expostas nos seguintes locais: secretaria da Santa Casa da Misericórdia; Centro de Saúde e extensão de saúde de Mões; Mini-preço e Super-mercado Ganha-Pouco. No início do ano letivo irão ser distribuídas 3 caixas nas escolas do agrupamento. Os pontos escolhidos são locais estratégicos, de modo a sensibilizar e consciencializar a comunidade para a importância da solidariedade e situações de carência vivenciadas por crianças do concelho.

A atividade designada por “Banco Solidário” pretende angariar bens alimentares, produtos de limpeza e de higiene, livros e brinquedos.

Seja solidário com as nossas crianças!

 

 


Pág. 1 de 60

Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação de até sessenta e cinco postos de trabalho

Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação de até sessenta e cinco postos de trabalho

Contratação em regime de contrato de trabalho em funções públicas, a termo resolutivo certo, tempo parcial, para a ocupação até sessenta e cinco (65) postos de trabalho para a carreira e categoria de ...

Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação até 5 postos de trabalho

Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação até 5 postos de trabalho

Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação até cinco postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a carreira e categoria de ass...

Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação até dez postos de trabalho

Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação até dez postos de trabalho

Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação até dez postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a carreira e categoria de assis...

Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação até três postos de trabalho

Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação até três postos de trabalho

Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação até três postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a carreira e categoria de assi...

Revisão do Plano Director Municipal de Castro Daire

A Câmara Municipal de Castro Daire, em face das alterações legislativas ocorridas, vem, para cumprimento do preceito legal previsto no n.º 2 do artigo 149.º do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gest...