Município de Castro Daire

Município de Castro Daire
Participaçao na BTL 2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire está presente na maior Feira Internacional de Turismo de Portugal, uma referência na Europa. Esta presença assídua, tem como objectivo promover o Concelho de Castro Daire num contexto turístico.

A BTL decorre na FIL (Parque das Nações) entre o dia 2 a 6 de março, o stand do município encontra-se no Pavilhão 2, os visitantes podem experimentar gratuitamente uma massagem facial, através das colaboradoras das Termas do Carvalhal. Este ano, haverá degustação de produtos regionais Castrenses para os visitantes (bolo podre, salpicão, licor de carqueja e chá da região).

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, marcou presença no dia da inauguração da BTL e afirmou que a promoção turística do concelho tem que ser uma aposta do município para que os turistas possam posteriormente desfrutar da Serra de Montemuro, do Rio Paiva e das Termas do Carvalhal, que este ano comemoram o seu centenário.

 
Aviso Publicitação de Início do Procedimento e Participação Procedimental PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 
A Urtiga e as suas Propriedades Mágicas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Workshop da URTIGA

O Município de Castro Daire vai realizar o Workshop da Urtiga, no dia 10 de junho no Centro de Interpretação e Informação do Montemuro e Paiva, pelas 9h15. Esta iniciativa tem como tema “A Urtiga e suas Propriedades Mágicas”, ação gratuita destinada ao público em geral sujeita a inscrição.

Estará presente a Confraria da Urtiga, de Fornos de Algodres, que apresentará o seu trabalho nesta área e também alguns produtos que incluem na sua confeção esta planta “mágica”, originária da Europa e da Ásia, sendo as suas fibras utilizadas, desde a idade do bronze (4000 – 3000 a.c.), para fabrico de vestuário e papel, prolongando-se a sua utilização até ao séc. XX.

A urtiga comum, tem como nome científico urtica dioica. É uma planta vivaz e rústica, e o seu cultivo é feito preferencialmente em terrenos húmidos, frescos, não muito expostos ao sol, sobrevivendo a temperaturas de 45º negativos. As suas extremidades novas e tenras devem utilizar-se em abril, a planta inteira de maio a setembro e a raiz de agosto a setembro.

A urtiga é riquíssima em vitaminas, sobretudo as do grupo B, mas também vitaminas C e K, betacaroteno, minerais como o magnésio e o ferro, oligo-elementos, aminoácidos e proteínas, cálcio, sais e fosfatos.

Neste dia haverá oportunidade de se realizar um pequeno percurso pela Serra do Montemuro de forma a conhecermos melhor esta planta “mágica”, que também é utilizada como tinto pelas Capuchinhas para tingir a lã.

Sendo a urtiga também utilizada para chás, realizar-se-á uma visita à ERVITAL – Produção e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais em modo de produção biológico, sedeada no Mezio.

 
Loja Social de Castro Daire PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Loja Social fica situada na Rua Dr. Pio Figueiredo nº27 (em frente à estação dos correios) 3600-214 Castro Daire

A Solidariedade é um sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana” (Frauz Kafk)

 

Colabore connosco! Seja solidário(a)!

 

 

A loja Social é uma medida de apoio social da autarquia, cujo objetivo é promover e contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias em situação de maior vulnerabilidade social, através da disponibilização de bens.

 

Caso tenha artigos para doar, nomeadamente:

- mobiliário;

- roupa de homem;

- têxteis lar.

 

Poderá entregar diretamente na loja, ou ligar para o Município através do telefone 232382214.

Nós fazemos a recolha!

 

Colabore connosco! Seja solidário(a) para com aqueles que mais precisam!

 

Bem Haja!

 
PROGRAMA DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS – INSCRIÇÕES ABERTAS PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire vai promover, nas férias de verão, o Programa de Atividades Socioeducativas, destinado às crianças que frequentam os vários estabelecimentos de ensino. Este programa funcionará para o 1º CEB, de 26 de junho até 8 de setembro, na EB 1 de Castro Daire e para o pré-escolar, de 3 de julho até 8 de setembro, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia. Funcionará ainda, à semelhança do ano anterior, no Jardim de Infância de Mões, para as crianças do pré-escolar e 1º CEB, de 3 de julho até 8 de setembro.

Para tal, devem os interessados dirigir-se ao Balcão de Atendimento da Câmara Municipal, para efetuar a inscrição, entre os dias 13 e 19 de junho.


 


Pág. 1 de 83

Revisão do Plano Director Municipal de Castro Daire

A Câmara Municipal de Castro Daire, em face das alterações legislativas ocorridas, vem, para cumprimento do preceito legal previsto no n.º 2 do artigo 149.º do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gest...