Município de Castro Daire

Município de Castro Daire
De Mãos Dadas com a Matemática II PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Arranca hoje, quarta-feira, 7 de Janeiro, o projeto “De mãos dadas com a Matemática II”, desenvolvido pelo Município de Castro Daire em parceria com o Agrupamento de Escolas de Castro Daire.

O projeto vai abranger os alunos do 2º ano, 3º ano e 4º ano de escolaridade de todas as escolas do concelho, num total de 372 alunos, 29 turmas e 14 escolas do 1º ciclo.

O projeto irá decorrer entre 7 de janeiro e 28 de maio de 2015.

Pretende-se assim, com esta iniciativa, incutir nas crianças o gosto pela matemática, desenvolvendo de forma lúdica o cálculo mental.



 
Largada de Balões no Jardim Municipal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Daire e a Câmara Municipal organizaram mais um evento que encerrou hoje. O mês dedicado à Prevenção dos Maus-tratos na Infância e Juventude – abril.

Associando-se à “Campanha Laço Azul” (BlueRibbon), a Câmara Municipal e a CPCJ de Castro Daire tingiram de azul, durante esta manhã, o Jardim Municipal. Chegados ao Jardim, todos os alunos receberam um balão azul, ao qual juntaram uma forma decorada no âmbito da felicidade comum. Depois de devidamente organizados na escadaria do jardim, em simultâneo largaram os seus balões, junto com os desejos de que o mundo seja um lugar de bem, cobrindo de um azul mais intenso o céu de Castro Daire. Após este momento emocionante os pequenos tomaram assentos para puderem desfrutar do lanche oferecido pela Câmara Municipal.

O grupo dirigiu-se, seguidamente, para o Centro Municipal de Cultura onde puderam assistir a uma apresentação da peça de teatro “Os Silva”. Encerrado o espetáculo, que foi ao ar livre, as crianças deliciaram-se com os petiscos das lancheiras que trouxeram de sua casa, que teve lugar no jardim adjacente ao Centro Municipal de Cultura.

De barriguinha cheia puderam visitar a exposição “O Portugal dos Pequenitos”- presente na Biblioteca Municipal.

Participaram todas as crianças do pré-escolar do Concelho de Castro Daire.

 
Participaçao na BTL 2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Município de Castro Daire está presente na maior Feira Internacional de Turismo de Portugal, uma referência na Europa. Esta presença assídua, tem como objectivo promover o Concelho de Castro Daire num contexto turístico.

A BTL decorre na FIL (Parque das Nações) entre o dia 2 a 6 de março, o stand do município encontra-se no Pavilhão 2, os visitantes podem experimentar gratuitamente uma massagem facial, através das colaboradoras das Termas do Carvalhal. Este ano, haverá degustação de produtos regionais Castrenses para os visitantes (bolo podre, salpicão, licor de carqueja e chá da região).

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, marcou presença no dia da inauguração da BTL e afirmou que a promoção turística do concelho tem que ser uma aposta do município para que os turistas possam posteriormente desfrutar da Serra de Montemuro, do Rio Paiva e das Termas do Carvalhal, que este ano comemoram o seu centenário.

 
“Tras-U-Manto” projeto artístico do Teatro do Montemuro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

“Tras-U-Manto”

“Tras-U-Manto” é próximo projeto artístico que o Teatro do Montemuro realiza em coprodução com o Município de Castro Daire e em parceria com a Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Lamelas

Este projeto enquadra-se dentro de uma estratégia de dinamização sociocultural que temos vindo a desenvolver no nosso território e que se aplica também às entidades envolvidas, dado a recetividade que têm demonstrado na execução do mesmo

Os objetivos há muito que estão definidos e que passam essencialmente pelo desenvolvimento pessoal, proximidade com a comunidade, promoção do território, experimentação artística, dinâmicas associativas, ações conjuntas entre diferentes áreas da sociedade etc. Este projeto artístico assenta no universo da pastorícia, nomeadamente reporta-nos para o tempo da vinda dos rebanhos das encostas da serra da Estrela até ao Montemuro. Não é uma recriação histórica embora muitas das referências expostas a ela estão ligadas. Procuramos que esta realidade, não muito distante, nos servisse de base para podermos explorar dentro do campo da ficção, uma narrativa lógica e coerente, respeitando a história mas acrescentando situações que apenas servem esta nossa história

A junção de diferentes linguagens artísticas (Musica, dança e interpretação. Só possível porque a associação tem essa valência) é também mais um desafio que o projeto acarreta, mas que certamente será uma mais-valia no conjunto final. Acreditamos que o afinco que todos têm demonstrado na criação desta iniciativa vai certamente provocar emoções e sensações diversas a quem nos irá ver.

 
Sessão de Sensibilização “ O Banco Local de Voluntariado de Castro Daire " PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Câmara Municipal de Castro Daire na qualidade de entidade enquadradora do voluntariado no concelho de Castro Daire organiza a Sessão de Sensibilização “ O Banco Local de Voluntariado de Castro Daire – Presente e Futuro”. Esta ação visa consciencializar a comunidade em geral para a prática do Voluntariado e dinamizar o Banco Local de Voluntariado de Castro de Daire.

A Sessão será dinamizada pela Senhora Dra. Maria Elisa Borges, Coordenadora do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.

As inscrições podem ser efetuadas até ao dia 28 de abril para o email voluntariado@cm- Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou por telefone para o n.º 232 315 870.

Contamos com a sua presença!"

 

 


Pág. 1 de 77

Maio Pedestre 2016

Maio Pedestre 2016

Inscrições

O Município de Castro Daire encontra-se a organizar, pelo 7º ano consecutivo, o “Maio Pedestre”.

Durante o mês de maio serão realizados alguns dos percursos pedestres que o Município implemen...

Revisão do Plano Director Municipal de Castro Daire

A Câmara Municipal de Castro Daire, em face das alterações legislativas ocorridas, vem, para cumprimento do preceito legal previsto no n.º 2 do artigo 149.º do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gest...