Município de Castro Daire

Município de Castro Daire
Reabertura das Termas do Carvalhal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

As Termas do Carvalhal amanhã, dia 16 de Abril, vão dar inicio a mais uma época termal cheia de saúde e bem-estar. Visite-nos e conheça as nossas ofertas.

 
De Mãos Dadas com a Matemática II PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Arranca hoje, quarta-feira, 7 de Janeiro, o projeto “De mãos dadas com a Matemática II”, desenvolvido pelo Município de Castro Daire em parceria com o Agrupamento de Escolas de Castro Daire.

O projeto vai abranger os alunos do 2º ano, 3º ano e 4º ano de escolaridade de todas as escolas do concelho, num total de 372 alunos, 29 turmas e 14 escolas do 1º ciclo.

O projeto irá decorrer entre 7 de janeiro e 28 de maio de 2015.

Pretende-se assim, com esta iniciativa, incutir nas crianças o gosto pela matemática, desenvolvendo de forma lúdica o cálculo mental.



 
X Semana Florestal do Concelho PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Câmara Municipal de Castro Daire vai promover, de 16 a 20 de março de 2015, a X Semana Florestal de Castro Daire, onde se vão realizar varias ações, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população Castrense para a importância da conservação da floresta e destacar o seu interesse económico para a região.

Na Abertura da Semana Florestal irá realizar-se o espetáculo músico-teatral “Missão Terra: Salvem a Floresta dirigido aos alunos do primeiro ciclo do agrupamento de escolas de Castro Daire, onde se fará uma abordagem à floresta enquanto ecossistema natural e habitat de inúmeros seres vivos, demonstrando a importância da sua preservação para manter a biodiversidade e o equilíbrio do nosso Planeta.

Dirigido aos alunos do pré-escolar do agrupamento de escolas de Castro Daire, terá lugar no dia 17 de março, o mesmo espetáculo músico-teatral “Missão Terra: Salvem a Floresta”.

De forma a demonstrar a importância da preservação e manutenção das galerias ripicolas, irá realizar-se no dia 18 de março, em parceria coma Quercus, a plantação de espécies ripicolas nas margens do Rio Paiva. Esta acção será efectivada com a participação dos alunos do agrupamento de escolas de Castro Daire.

No dia 19 de Março, terá será realizada uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios com visita a trabalhos realizados no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O encerramento da Semana Florestal de Castro Daire, terá lugar no dia 20 de Março, com o X Seminário “Floresta Sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”. Neste Seminário vão ser abordados temas relacionados com o novo PDR 2014 – 2020, com uma abordagem aos apoios definidos no Programa Desenvolvimento Rural para a floresta, agricultura, apicultura e turismo.

Estas ações serão executadas em parceria com a Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, A ADRIMAG e a DRAPC.

A realização de todas estas ações tem como objetivo obter por um lado a sensibilização de todos os participantes para a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade coletiva na sua proteção e valorização, através de um melhor conhecimento do que é a floresta. Por outro obter também a sensibilização dos jovens para as mais correctas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e sua preservação. Apostando desta forma numa faixa etária que está em formação e por isso mais “vulnerável” à aprendizagem, esta iniciativa remeterá um conjunto de práticas que, com certeza, serão interiorizadas por todos.

 
Bullying e Ciberbullying nas Escolas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Durante este mês de janeiro a CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Castro Daire irá promover a realização de um conjunto de ações de sensibilização, subordinadas ao tema “BULLYING E CYBERBULLYING NAS ESCOLAS”. Estas ações destinam-se a todos os alunos do 3º ano de escolaridade (cerca de 240 alunos) que frequentam as escolas EB1 do concelho de Castro Daire.

Esta iniciativa pretende ir ao encontro da responsabilização, aconselhamento e sensibilização dos alunos face a uma problemática mundial que pode ocorrer em vários contextos sociais, sendo a nossa preocupação o contexto escolar.

O objetivo primordial desta iniciativa é dar a conhecer as categorias do bullying e cyberbullying; relacionar os comportamentos com a violência nas escolas e situações de conflito; identificar e denunciar as diversas formas de bullying e coação na escola, bem como as formas de defesa; conhecer os efeitos do bullying sobre a vítima, família e ambiente escolar e reconhecer as características dos agressores e das vítimas.

 
Exposição 25 anos do Teatro Montemuro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Comemora-se este ano, os 25 anos da Companhia de Teatro da Serra do Montemuro e, numa perspectiva evocativa de alguns momentos, adereços, cenários, das peças produzidas ao longo deste quarto de século, a Biblioteca Municipal acolhe até 31 de Março a exposição "Viva o Teatro"
e a possibilidade de recordar em DVD "Qaribó" e "Perdido No Monte

 


Pág. 1 de 68

PROGRAMA DE ATIVIDADES SÓCIO-EDUCATIVAS - PASCOA 2015

O Município vai promover, entre 23 de Março e 6 de Abril, o Programa de Atividades Sócio-Educativas – Páscoa 2015 , a funcionar das 8h30 às 19h15, destinado às crianças que frequentam os estabelecimentos de ...

Revisão do Plano Director Municipal de Castro Daire

A Câmara Municipal de Castro Daire, em face das alterações legislativas ocorridas, vem, para cumprimento do preceito legal previsto no n.º 2 do artigo 149.º do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gest...