Município de Castro Daire


Recriação da Rota da Transumância

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Município de Castro Daire irá realizar no dia 27 de junho o evento “CASTRO DAIRE – A Última Rota da Transumância”, inserido nas Festas de S. Pedro. Este projeto integra a Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas aprovado em 2013 pela Federação EUROPARC (Federação de Parques Naturais e Nacionais da Europa).

Não obstante, o Município, há já algum tempo a esta parte, tem vindo a trabalhar neste projeto, tendo feito vários contactos com pastores que ainda experienciaram esta tradição, o que possibilitou recolher informações para o levantamento e revitalização da Última Rota da Transumância permitindo vivenciar as histórias que dela fizeram parte.

Este projeto tem como grande objetivo recuperar, revitalizar e dinamizar esta Rota, transformando-a num produto turístico, aumentando, assim, a procura do território. Pretende, ainda, recuperar a tradição, a cultura e histórias da transumância, tendo sido Castro Daire palco da última Rota.

O evento “CASTRO DAIRE – A Última Rota da Transumância” irá recriar a passagem dos rebanhos e pastores, que outrora calcorreavam as “canadas”, rumo à Serra do Montemuro.

Venha reviver as experiências das viagens e paragens das memórias da Transumância.

“Lá vem o rebanho! Lá vem o rebanho!”

Brevemente será lançado o cartaz do evento…