X Semana Florestal do Concelho

A Câmara Municipal de Castro Daire vai promover, de 16 a 20 de março de 2015, a X Semana Florestal de Castro Daire, onde se vão realizar varias ações, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população Castrense para a importância da conservação da floresta e destacar o seu interesse económico para a região.

Na Abertura da Semana Florestal irá realizar-se o espetáculo músico-teatral “Missão Terra: Salvem a Floresta dirigido aos alunos do primeiro ciclo do agrupamento de escolas de Castro Daire, onde se fará uma abordagem à floresta enquanto ecossistema natural e habitat de inúmeros seres vivos, demonstrando a importância da sua preservação para manter a biodiversidade e o equilíbrio do nosso Planeta.

Dirigido aos alunos do pré-escolar do agrupamento de escolas de Castro Daire, terá lugar no dia 17 de março, o mesmo espetáculo músico-teatral “Missão Terra: Salvem a Floresta”.

De forma a demonstrar a importância da preservação e manutenção das galerias ripicolas, irá realizar-se no dia 18 de março, em parceria coma Quercus, a plantação de espécies ripicolas nas margens do Rio Paiva. Esta acção será efectivada com a participação dos alunos do agrupamento de escolas de Castro Daire.

No dia 19 de Março, terá será realizada uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios com visita a trabalhos realizados no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O encerramento da Semana Florestal de Castro Daire, terá lugar no dia 20 de Março, com o X Seminário “Floresta Sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”. Neste Seminário vão ser abordados temas relacionados com o novo PDR 2014 – 2020, com uma abordagem aos apoios definidos no Programa Desenvolvimento Rural para a floresta, agricultura, apicultura e turismo.

Estas ações serão executadas em parceria com a Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, A ADRIMAG e a DRAPC.

A realização de todas estas ações tem como objetivo obter por um lado a sensibilização de todos os participantes para a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade coletiva na sua proteção e valorização, através de um melhor conhecimento do que é a floresta. Por outro obter também a sensibilização dos jovens para as mais correctas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e sua preservação. Apostando desta forma numa faixa etária que está em formação e por isso mais “vulnerável” à aprendizagem, esta iniciativa remeterá um conjunto de práticas que, com certeza, serão interiorizadas por todos.