Município de Castro Daire


Comunicado - CM Castro Daire

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Investimentos no Município de Castro Daire

Caros Castrenses,

 

Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, tenho o dever de informar todos os Munícipes com verdade e só com a verdade.

 

Assim, é com satisfação e alegria que comunico e relembro todos os Castrenses do seguinte:

1. QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional

Obras concebidas, projetadas e conseguidas na negociação tanto na CIM Viseu Dão Lafões como noutras entidades:

2. NOVA ETAR na Freguesia de Castro Daire

Uma obra reconhecida como prioritária para Castro Daire e que vem resolver um grave problema ambiental, que se arrasta há muitos anos, e substitui a desatualizada ETAR da Ponte Pedrinha e as fossas das povoações de Folgosa, Farejinhas, Lamelas, Custilhão e Mortolgos. Um investimento de 5 milhões e 80 mil euros, conseguido numa reunião que realizei, a meu pedido, com o Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Paulo Guilherme da Silva Lemos, no passado dia 17 de Setembro de 2014, em Lisboa.

Esta infraestrutura já se encontra contemplada no Programa Operacional Temático, Valorização do Território (POVT), Eixo Prioritário II, Sistemas Ambientais e de Prevenção Gestão e Monitorização de Riscos, compromisso assumido na abertura da candidatura no passado dia 12 de novembro, como se pode verificar na página nº11 do Programa do POVT (ver link).

https://www.dropbox.com/s/07u95svqqaah8a1/POVT-46-2014-86.pdf?dl=0

EN2

Nos km 139, mais propriamente na Soalheira - ESTABILIZAÇÃO DO TALUDE DE ATERRO. Uma obra que tardava, mas que finalmente as Estradas de Portugal vão lançar e cujo o valor base do investimento é de 60.000,00€(S/IVA).

ER 225

No passado dia 11 de dezembro, o Conselho de Administração da Estradas de Portugal, divulgou no seu site (http://www.estradasdeportugal.pt/index.php/pt/informacoes/noticias) a aprovação do Plano de Proximidade 2015-2019, contemplando a obra que há anos tenho vindo a reivindicar.

Foram diversas as reuniões que eu e o executivo a que presido, realizamos para que esta requalificação fosse uma realidade. As diligências e os argumentos do executivo bem como os pareceres técnicos que estiveram envolvidos, surtiram efeito, cumprindo os critério definidos pelas EP:

Versão Completa do Plano: https://www.dropbox.com/s/2ks7badqovobyxw/ep_plano_proximidade_2015_2019.pdf?dl=0

Como se vê, não houve mão nem “cunha” de qualquer deputado distrital e ou elemento local do partido da oposição. Mas tão só a necessidade de devolver qualidade nesta via de acesso, tanto na drenagem, tapete e segurança.

Em 2010, os Presidentes de Câmara, Castro Daire, Cinfães, Arouca e Castelo de Paiva, aos quais se juntaram os Sr. Governadores Civis de Viseu e de Aveiro e ainda o Vice-Presidente das Estradas de Portugal, acompanhado de vários técnicos, tendo no território de Castro Daire, um importante contributo dos Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia de Cabril, Parada, Ester, Pinheiro, Ermida e Castro Daire, bem como uma volumosa presença das gentes do Vale do Paiva ao longo deste troço.

Em dezembro de 2012, numa reunião com os 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões e na presença do Sr. Presidente das Estradas de Portugal, abordou-se o tema “Programa de Execução da Rede Rodoviária Nacional das Estradas de Portugal. ” Uma vez mais, se reforçou a urgente requalificação desta via. (http://www.cm-castrodaire.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=622:municipio-de-castro-daire-reune-com-o-presidente-do-conselho-de-administracao-ep&catid=1:actualidades&Itemid=172)

Em relação aos comunicados sem rosto e ao contrário daquilo que querem fazer parecer, alegando informações “privilegiadas”, as mesma foram divulgadas após a publicação no site das Estradas de Portugal (http://www.estradasdeportugal.pt/index.php/pt/informacoes/997-ep-apresenta-investimentos-para-os-proximos-5-anos).

Uma vez mais, é a forma de fazer política de quem não tem ideias nem argumentos para contrariar o bom trabalho, nem contribuir para um melhor trabalho, que eu e a minha equipa temos mantido em prol do concelho.

Repudiamos a chique espertice, de um comunicado anónimo, que faz lembrar a todos os Castrenses, a “estratégia do cuco para chocar os ovos”.

5. Mais informo, que outras obras estruturantes já se encontram submetidas e outras estão em fase de elaboração da candidatura, cumprindo assim o plano de atividades aprovado no último dia 15 de dezembro de 2014.

Com rigor, seriedade e trabalho, continuarei a trabalhar e a negociar com as entidades competentes e a estabelecer contactos para o desenvolvimento do Nosso querido Concelho. Irei continuar a desenvolver a nossa terra, criando um concelho mais justo para todos, não cedendo a interesses privados ou instalados, custe o que custar.

6. PROGRAMA APROXIMAR

Informo que continuo atento à problemática do encerramento dos serviços em Castro Daire. Estou a trabalhar em conjunto com a CIM Viseu Dão Lafões e com o coordenador do Programa Aproximar, Dr. Pedro Silva Dias, para manter abertos todos os serviços na sede do concelho.

 

Um Santo e Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

 

Castro Daire, 19 dezembro de 2014

O Presidente da Câmara

José Fernando Carneiro Pereira