Lançamento de balões no Jardim Municipal de Castro Daire

A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Daire e a Câmara Municipal organizaram o evento que encerrou, hoje, o mês dedicado à Prevenção dos Maus-tratos na Infância e Juventude – abril.

Associando-se à “Campanha Laço Azul” (BlueRibbon), a Câmara Municipal e a CPCJ de Castro Daire tingiram de azul, durante a manhã de hoje, o Jardim Municipal. Chegados ao Jardim, todos os alunos receberam um balão azul, ao qual juntaram uma frase/desejo no âmbito da felicidade comum. Depois de devidamente organizados na escadaria do jardim, em simultâneo largaram os seus balões, junto com os desejos de que o mundo seja um lugar de bem, cobrindo de um azul mais intenso o céu de Castro Daire. Após este momento emocionante os pequenos tomaram assentos para puderem desfrutar do lanche oferecido pela Câmara Municipal.

O grupo dirigiu-se, seguidamente, para o Centro Municipal de Cultura onde puderam assistir a uma apresentação elaborada pela CPCJ sobre o encanto de ser Criança. Houve ainda uma pequena demonstração teatral interpretada pela Psicóloga Marisa Diogo, pela Professora Celeste Soares e pelo Estagiário de Animação Sociocultural / Dança Mauro Parente. Na peça, os personagens manifestaram a importância dos afetos e da família, aos olhos de três crianças diferentes. Encerrado o espetáculo, as crianças deliciaram-se com os petiscos das lancheiras em casa preparadas para o seu almoço que teve lugar no jardim adjacente ao Centro Municipal de Cultura.

De barriguinha cheia puderam visitar a exposição Ser Criança - presente na Biblioteca Municipal, composta pelos próprios desenhos realizados durante este mês (no âmbito da Prevenção dos Maus-tratos na Infância) por artigos de maternidade dos anos 40, disponibilizados pelo Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra e Centro de Saúde de Castro Daire e por algumas imagens cedidas pela Fundação Bissaya Barreto.

Participaram nesta iniciativa, 350 crianças, alunos do pré-escolar do Concelho de Castro Daire.