Município de Castro Daire


Carta Europeia de Turismo Sustentável - candidatura à Federação Europeia de Parques para promoção das "Montanhas Mágicas".

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Enquanto território do “Montemuro, Arada e Gralheira - Montanhas Mágicas”, o Município de Castro Daire, integra a candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), a apresentar à Federação EUROPARC (Federação de Parques Naturais e Nacionais da Europa), depois de no dia 23 de janeiro ter sido assinada no Salão Nobre do Município de Arouca.

Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra são os sete municípios abrangidos pela candidatura à CETS, desenvolvida no âmbito do Projeto de Gestão da Parceria – PROVERE, da responsabilidade da ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira), para promoção comum das “Montanhas Mágicas”.

Esta Carta pretende valorizar sete produtos do território: as práticas de águas bravas, o termalismo, o património geológico, a paisagem serrana, a cultura regional, a gastronomia e os vinhos locais, e é reconhecida pela ADRIMAG como "um certificado de excelência atribuído a um território com valor ambiental em que se desenvolve - ou se pretende desenvolver - um turismo de qualidade em moldes sustentáveis e com respeito pelos valores ambientais e interesses económicos das comunidades".

José Artur Neves, presidente da direção da ADRIMAG e Presidente do Município de Arouca, declarou à Lusa que "o que muda hoje é a visão de desenvolvimento destes municípios, que deixam de ter uma estratégia isolada do que querem para si próprios e passam a implementar um plano de ação coletivo, em que todos contribuem para a valorização das singularidades próprias deste território especial de montanha".

A confirmar-se a adesão à Federação Europeia de Parques, as "Montanhas Mágicas" passarão a integrar uma rede que, atualmente, é constituída por 89 territórios protegidos e classificados, dispersos por nove países.

Esse acompanhamento facilitará a promoção de soluções comuns e de maior escala, visando quatro grandes objetivos: uma melhor planificação turística do território; a criação de uma oferta de produtos turísticos baseados nos recursos locais; a consolidação dessa oferta junto de nichos de mercado específicos e o reforço das possibilidades de acesso a novas fontes de financiamento.