Festa das Colheitas com balanço muito positivo

A Vila de Castro Daire recebeu, no fim-de-semana de 1 e 2 de Outubro a I Festa das Colheitas do Concelho. Este evento organizado pela Câmara Municipal de Castro Daire, teve por objectivo o assinalar as tradições, cultura e história associadas a esta época das Colheitas na região.

Durante os dois dias do certame foram muitos os visitantes que se associaram ao evento e que quiseram partilhar desta experiencia onde a cultura tradicional foi interagindo com os sabores da gastronomia local, numa cumplicidade que encantou quem passou pelo local.

No local da Feira as barraquinhas presentes mostraram a Gastronomia, o artesanato, os produtos regionais das colheitas, bem como ateliers temáticos onde miúdos e graúdos puderam experimentar desde o amassar do pão de milho, à cozedura da broa, ou ainda o aproveitamento do folhelho para se fazerem bonecas para as crianças.

Perante muitos curiosos e atentos visitantes de diversas gerações, um dos pontos altos desta Festa foi o Cortejo dos carros de vacas pelas principais ruas da Vila de Castro Daire. As centenas de espectadores puderam assistir a variadas juntas de vacas puxando os carros carregados dos produtos das colheitas dos lavradores da região, juntando-se ainda ao desfile um grupo de cabras com os seus pastores, que representaram a pastorícia da região, bem como um grupo de cavaleiros que abrilhantaram ainda mais este cortejo.