Chá com Letras e Saberes

“Chá com Letras e Saberes” foi o culminar da Festa do Livro e da Leitura, integrado no projecto “Saberes de Pais e Filhos” e que no passado dia 29 de Abril, no Auditório do Centro Municipal de Cultura encheu e acolheu todos os participantes, as crianças do 1º ciclo do Concelho de Castro Daire e respectivos pais, que desde o início do projecto participaram na recolha do património local, promovido pelo Município de Castro Daire.

Em tom de festa e animados pelo actor convidado, “TOSTA MISTA – O MALABARISTA” as crianças subiram ao palco para receberem o 3º volume da colecção Património e Saber editado pelo Município.

Desde as Fontes, às Alminhas e Cruzeiros, este novo volume Moinhos e Canastros reflecte a importância dos moinhos e dos canastros constituindo-se, tantas vezes, como modelos típicos de uma arquitectura de produção que marcam profundamente a geografia das aldeias e em particular a de Castro Daire.

Pretendeu-se trazer à memória a representação de um tempo que os ergueu e manteve de pé assim como evocar as gerações, pais e avós sobre os quais, ainda hoje se alicerçam o modus vivendi da aldeia global.