Município de Castro Daire


Informações Úteis - Vaga de Frio

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Indíce do artigo
Informações Úteis
Incêndios em casa
Incêndios Florestais
Ondas de Calor
Vaga de Frio
Queda de Neve
Todas as páginas

Vaga de Frio

Uma vaga de frio é produzida por uma massa de ar frio e geralmente seco que se desenvolve sobre uma área continental. Durante estes fenómenos ocorrem reduções significativas, por vezes repentinas, das temperaturas diárias, descendo os valores mínimos abaixo dos 0ºC no Inverno. Estas situações estão geralmente associadas a ventos moderados ou fortes, que ampliam os efeitos do frio.

Em caso de uma vaga de frio siga as seguintes precauções:
− Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
− A condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha velocidades baixas.
− Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que façam transpirar.
− O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço.
− Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112.
− O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.

Recomendações com o aquecimento do lar:
Dadas as condições atmosféricas, em que se prevê mais frio e uma consequente maior utilização de sistemas de aquecimento, a população deve minimizar os riscos que muitas vezes lhes estão associados. Aquecer o lar pode provocar incêndios ou intoxicações.

Assim:
− Não se esqueça que a ventilação é muito importante quando se utiliza lareiras ou braseiras;
− Se utiliza aquecedores desligue a garrafa de gás quando tiver de a substituir;
− Não seque roupa no aquecedor;
− Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias;
− Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que qualquer faísca salte para fora;
− Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos;
− Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira;
− Mantenha a chaminé sempre limpa;
− Se ocorrer um incêndio na chaminé, chame imediatamente os bombeiros.

Colabore, a protecção começa em si!