Planos

PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA DE PROTECÇÃO CIVIL
O Plano Municipal de Emergência para o Município de Castro Daire (PMECD) é um instrumento, que os serviços municipais em sintonia com as autoridades de Protecção Civil, dispõem para o desencadeamento das operações de protecção civil, com vista a possibilitar uma unidade de direcção e controlo, para a coordenação das acções a desenvolver na gestão de meios e recursos mobilizáveis, face a um acidente grave, catástrofe ou calamidade, a fim de prevenir, planear e coordenar as acções de socorro, os prejuízos, perdas de vidas e bens e o restabelecimento à normalidade.

A elaboração deste documento resulta das recentes alterações ao nível da estrutura da Protecção Civil em Portugal, agora denominada por Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), e da publicação da Directiva relativa aos critérios e normas técnicas para a elaboração e operacionalização de planos de emergência de protecção civil (Resolução n.º 25/2008, de 18 de Julho). O director do PMECD é o Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, ou o seu legitimo substituto, o Vereador substituto para a Protecção Civil.

PMECD Parte Pública »

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A GRIPE A DO MUNICÍPIO DE CASTRO DAIRE

Os organismos internacionais e as autoridades nacionais de saúde vêm alertando a sociedade e as empresas para a ameaça de uma pandemia de gripe recomendando a elaboração de planos de contingência que contemplam a redução do risco para a saúde dos trabalhadores e a continuidade das actividades essenciais, de forma a minimizar o impacto de qualquer interrupção e assegurar o funcionamento da sociedade.

Uma das consequências da pandemia, é o elevado nível de ausências ao trabalho que provocará a consequente perturbação no normal desenvolvimento das actividades.

Perante o quadro e cenários que se afiguram, a resposta a esta ameaça passa pela definição dum Plano de Contingência orientador da actuação a seguir pela Câmara Municipal de Castro Daire numa situação de gripe pandémica.

Este plano é necessário para ajudar a garantir que a Autarquia possui os recursos e a informação de que necessita para gerir situações de emergência. Em situação de pandemia a Câmara tem um papel fulcral a desempenhar na protecção da saúde e segurança dos seus colaboradores.

PLANO CONTINGÊNCIA GRIPE A CMCD»