Inauguração do Trilho dos Moinhos

Foi inaugurado no dia 19 de Setembro o Percurso Pedestre " Trilho dos Moinhos" em Eiriz, Parada de Ester. No passado dia 19 de Setembro foi inaugurado o Percurso Pedestre PR1 – Trilho dos Moinhos localizado na povoação de Eiriz, Freguesia de Parada de Ester.

A actividade contou com a presença de cinquenta pessoas que se associaram nesta caminhada de 5,5 km. Deu início à inauguração o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Parada de Ester, Sr. Américo Paiva, no qual realçou a importância deste projecto sobretudo para o desenvolvimento das nossas aldeias em termos turísticos, lançando também o repto à população para promoverem o alojamento no local recuperando infraestruturas já existentes para o efeito. De seguida, a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Engª. Eulália Teixeira, agradeceu a presença dos participantes, desejando que a caminhada fosse do agrado de todos.

Referiu ainda que, o facto do Percurso estar referenciado no site da Câmara, já despertou interesse a muita gente, no sentido de realizarem a caminhada. A senhora Presidente da Câmara mencionou que este projecto surgiu do interesse do Município em implementar um plano de acção que contribua para a promoção da conservação dos valores naturais existentes na Serra de Montemuro e Rio Paiva, projecto que engloba 6 Percursos Pedestres. A Sra. Presidente da Câmara deu início ao Percurso. Moinhos, xisto, riachos e cascatas, socalcos, vegetação em que predomina o pinheiro, carvalho e eucalipto paisagens singulares são, entre outras, algumas das maravilhas que se apresentaram ao longo do percurso. A frescura, os sons, as espécies e os “carreiros” são fascinantes.

Este e os restantes Percursos visam incentivar o Turismo de Natureza promovendo o património paisagístico e cultural do concelho, através de uma estratégia assente no princípio do desenvolvimento sustentável. Pretende assim constituir uma forma prática e válida de preservação e conservação do património natural e humano, bem como criar mais valias turísticas.