Escola de Pais

O que é?
O Projecto “Escola de Pais”, promovido pela Câmara Municipal de Castro Daire, visa o desenvolvimento e a melhoria das competências pessoais e sociais de famílias desfavorecidas. Contempla uma intervenção familiar de tipo grupal, através da realização de acções de formação parental, co-financiadas pela União Europeia e Estado Português, no âmbito do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS).

Qual a duração?
O Projecto iniciou em Junho de 2005 e tem o seu fim previsto para Dezembro de 2006.

Que objectivos?

• Reforçar o conceito de família;
  • Aprimorar a formação dos pais, ajudando-os a melhor exercerem as suas funções educativas na família e na sociedade;
  • Promover competências de relacionamento entre a Família, a Escola e a Comunidade;
  • Promover competências de conciliação do trabalho com a vida familiar.

Porquê este Projecto?
Muitos são os desafios que se apresentam às famílias, sujeitas a várias fontes de pressão, sobretudo colocadas pela sociedade de hoje:

• o tempo que os pais dispõem é pouco;
  • a entrada das mulheres no mercado de trabalho e consequente dificuldade em conciliar o trabalho e as responsabilidades parentais;
  • a discriminação de papéis e desigualdades face ao género, nomeadamente perante as responsabilidades familiares que continuam a ser iminentemente assumidas pela mãe, sendo o pai o principal responsável pelo conforto material da casa;
  • o fenómeno das drogas, acentuando ainda mais a importância da família;
  • as tarefas que tradicionalmente cabiam à família, parecem ser entregues nas mãos da comunidade, das escolas ou dos meios de comunicação.

A família, célula fundamental da sociedade, enfrenta neste século XXI novos perigos, para os quais deve estar preparada e saber dar resposta. Neste sentido, pensou-se na formação parental, como um tipo particular de apoio a que as famílias podem aceder. Este tipo particular de apoio às famílias, concretiza-se num formato grupal, em contextos comunitários naturais (Juntas de Freguesia, Bibliotecas, Associações, Escolas...), permitindo a constituição de redes de suporte e apoio social informais, que podem oferecer apoio emocional, instrumental ou informativo, a troca de experiências e a maior abertura no contacto com a comunidade.

A quem se destina?
A intervenção decorre junto de 48 famílias, distribuídas por 4 grupos de formação, sinalizadas e encaminhadas pelas organizações parceiras, através da definição de zonas prioritárias de intervenção no município. O projecto destina-se a famílias que apresentam um vasto leque de carências, relativamente à sua baixa auto-estima, isolamento afectivo e social, dificuldades de ordem económica, baixos níveis de qualificação escolar e profissional, entre outros.

Que parcerias?
O projecto é desenvolvido com base na articulação e cooperação entre várias entidades, constituindo uma rede de parceiros formais.

• MDV – Movimento de Defesa da Vida (Entidade Formadora)
  • Centro Distrital de Segurança Social de Viseu – Delegação Local
  • Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Castro Daire
  • Centro de Emprego de São Pedro do Sul
  • Centro de Saúde de Castro Daire Conta igualmente com o apoio de vários agentes comunitários que a titulo informal permitem potenciar esta intervenção familiar.
  • Juntas de Freguesia
  • Associações
  • Biblioteca Municipal
  • Empresários, comerciantes
  • Grupos de jovens VOLUNTÁRIOS com formação nas áreas da educação, psicologia, animação.

Que actividades contempla?
O projecto desenrola-se em sessões semanais de 3h cada, aos Sábados, existindo sessões paralelas para pais e filhos, num total de 12 sessões por grupo/acção, ao longo das quais vai existindo intervenção conjunta com as famílias. A estrutura curricular das Acções é desenvolvida utilizando o Programa de Treino de Competências Familiares “Em Busca do Tesouro das Famílias” de autoria de Ana Melo e editado com o apoio do Instituto da Droga e Toxicodependência.

Recorrendo à metáfora do jogo “caça ao tesouro” e utilizando estratégias diversificadas, o programa vai preparando as famílias para melhor lidarem e analisarem os seus problemas, tornando-as progressivamente mais fortes. A última sessão é o grande jogo das famílias, com uma caça ao tesouro entre pais e filhos.

VOLUNTARIADO: como participar?
O projecto é também desenvolvido com a preciosa colaboração de voluntários, preferencialmente estudantes e/ou com formação nas áreas da educação, psicologia, animação, que podem, entre outras funções, cooperar com a equipa técnica na planificação e execução do programa, assegurar a monitoragem e animação das sessões paralelas com os filhos, acompanhar e prestar auxílio às crianças, de acordo com a disponibilidade manifestada e a periodicidade prevista, garantindo uma certa responsabilização.

O campo de actuação proporcionado por este tipo de intervenção, reúne condições que podem proporcionar uma experiência rica e muito gratificante (quer a nível relacional, quer a nível técnico), a quem, generosamente, deseje intervir ao serviço da comunidade. Nomeadamente a jovens prestes a ingressarem no mercado de trabalho. No final, o voluntário tem direito a um certificado, discriminando as horas efectivas de trabalho voluntário. Para participar deve contactar-nos.

Contactos Para mais informações, contactar:
Projecto Escola de Pais
Biblioteca Municipal de Castro Daire