Orçamento Participativo Jovem

O QUE É?

Um DESAFIO que pretende envolver os jovens do concelho nos processos de tomada de decisão dos órgãos locais. O OPJovem é aplicável a todo o concelho de Castro Daire e abrange todas atribuições do Município, sejam de natureza material ou imaterial. O orçamento para 2019 é de 15.000,00 €

QUEM PODE PARTICIPAR?

Cidadãos com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes em Castro Daire ou naturais de Castro Daire, individualmente ou em grupo.

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

Decorre até 30 de Junho, prorrogado até 30 de julho.

Em Formulário próprio, disponível no site do Município www.cm-castrodaire.pt

MODO DE ENTREGA:

ou pessoalmente em envelope fechado no Balcão de Atendimento Municipal, da Câmara Municipal de Castro Daire

O QUE DEVE ACOMPANHAR AS PROPOSTAS?

As propostas deverão obrigatoriamente ser acompanhadas de:

• Orçamentos, plantas, memórias descritivas, etc;

Devem ser específicas, bem delimitadas na sua execução e, se possível, no território, para uma análise e orçamentação concreta.

ANÁLISE TÉCNICA DAS PROPOSTAS

Decorre de 1 a 30 de julho: Avaliação das propostas apresentadas (Admissão ou Exclusão)

Serão excluídas propostas que:

• Não apresentem todos os dados necessários à sua avaliação ou concretização;

• O valor ultrapassar o montante estipulado;

• Contrariem regulamentos municipais ou violem a legislação em vigor;

• Configurem venda de serviços a entidades concretas;

• Contrariem ou sejam incompatíveis com planos ou projetos municipais;

• Estejam a ser executadas pelo Município ou recebam outro financiamento para o mesmo fim;

• Sejam demasiado genéricas ou muito abrangentes, não permitindo a sua adaptação a projeto;

• Não sejam tecnicamente exequíveis;

• Evidenciem aproveitamento indevido em prol de pessoa singular ou coletiva;

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DAS PROPOSTAS

Está previsto um momento de apresentação pública dos projetos aprovados para passarem à fase de votação, que ocorrerá no dia 10 de Agosto, na Festa da Juventude

VOTAÇÃO DAS PROPOSTAS

Decorrerá de 12 de Agosto a 30 de Setembro

Têm direito a voto os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, residentes, trabalhadores, estudantes ou naturais de Castro Daire.

O local, a data e forma de votação serão divulgados na página eletrónica da Câmara Municipal, pelas escolas e associações do concelho e em locais públicos.

VOTAÇÃO DAS PROPOSTAS

Vencerá o projeto mais votado, pelos jovens. Em caso de empate na votação, será considerada a proposta com o valor mais baixo.

PROPOSTA VENCEDORA - A Implementar em 2020

O projeto vencedor será implementado pelos serviços municipais, em estreita colaboração com o Jovem/Grupo de Jovens, e publicitado no site do município e na imprensa local.

Aceita o Desafio e apresenta as tuas ideias!

Agarra esta Oportunidade, Participa!

Regulamento »

Formulário »